Dicas que ajudam a não esquecer o que aprendeu

/ 0 Comentários / 3125 Visualizações /

Avalie esse post

Você é um daqueles estudantes que passa longas horas estudando e quando chega no final não fixou nada na memória? Pois é, um dos principais desafios vividos pelos candidatos ao Exame de Ordem da OAB é decorar toda a matéria para a prova e não esquecer nenhum detalhe sobre as leis e normas cobradas.

 

 

Mas aprender e fixar o conteúdo na memória não é um trabalho impossível, porém, é preciso seguir as estratégias de estudo adequadas. Descubra quais são, a seguir:

 

 

Mude o método de estudo

Pense em buscar outras técnicas de aprendizagem que sejam mais interativas, como por exemplo, estudar em grupo que pode ser bem mais divertido e estimulante. Conversando ativamente com uma pessoa, sua concentração pode melhorar, uma vez que a interação estimula a memória e o aprendizado.

 

 

Faça questionamentos sobre o conteúdo que leu

Depois de ler um texto, pare e analise o que você interpretou. Faça perguntas a si mesmo e avalie se entendeu mesmo tudo o que leu. Quando você compreende o objeto de estudo, o esforço para ser fixado é mínimo, e depois de um tempo, você consegue descrever os detalhes do tema automaticamente.

 

 

 

Estude nos melhores horários do dia

Os melhores horários do dia para fixar o conteúdo na memória são depois de acordar ou antes de dormir. Isso porque, nessas horas, o cérebro tem o costume de liberar substâncias químicas que favorecem a memorização.

 

 

Goste do assunto que está estudando

Ao ler um texto, você não consegue manter o interesse e se dispersa facilmente? Para lidar com essa situação, procure pontos específicos que lhe chamam atenção dentro de um assunto que, aparentemente, é desinteressante. Com esse método, o seu rendimento nos estudos vai aumentar e você pode passar a ter mais interesse em aprender mais sobre o tema.

 

 

 

Faça pausas

Quando o cérebro está cansado, ele para de absorver informações e você não consegue mais reter nenhum dado. Mas não se desespere: isso pode ser solucionado com pausas de 10 a 15 minutos a cada 1 hora de estudo. Esse tempo pode variar de uma pessoa para outra, mas costuma ser a média de tempo que uma pessoa consegue manter-se concentrada em uma única atividade.

Deixe seu Comentário