Especial Dia do Advogado – Áreas do Direito

Especial Dia do Advogado – Conheça e entenda as Áreas do Direito

Dia 11 de agosto é comemorado o dia do advogado em todo território nacional e pensando nisso. A OAB de Primeira já preparou  conteúdos especiais com dicas para celebrar essa data, com curiosidades e depoimentos de profissionais da área.

Esse dia também serve de inspiração aos futuros advogados do Brasil, candidatos que estão estudando para ganhar sua aprovação na Prova da OAB e, finalmente, ter seu esperado reconhecimento como Advogado.

Nós sabemos que, estudando nos melhores cursos online preparatórios da OAB, sua aprovação será certa. Por isso, essa é a oportunidade de pensar o que fazer depois.

Escolher uma área do Direito é uma decisão muito difícil e, pensando nisso, preparamos um resumo das funções das principais áreas em que o bacharel em Direito pode atuar. Dessa forma, fica mais fácil direcionar os estudos.

Direito Civil

Representa ações com interesses individuais e particulares, como propriedade e posse de bens, divórcios e heranças ou transações referentes à locação, compra e venda. Pode ser especializado em: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das coisas, das obrigações e das sucessões.

Direito Administrativo

Atua na aplicação da legislação que regulamenta os órgãos e poderes públicos em relação com a sociedade.

Direito Ambiental

Trabalha em empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs) e lida com questões que envolvem a relação do homem com o meio ambiente, inclusive crimes ambientais.

Direito da Tecnologia da Informação

Avalia as questões jurídicas sobre o uso da informática, bem como as relações entre usuários, agentes e fornecedores, sendo eles provedores de internet, empresas de softwares, bancos, lojas virtuais, entre outros.

Direito do Consumidor

Se ocupa da aplicação das normas que defendem os direitos dos cidadãos perante fornecedores de bens e serviços.

Direito Penal ou Criminal

Responsável por preparar e apresentar a defesa ou acusação em ações referentes a crimes contra pessoas físicas ou jurídicas.

Direito Trabalhista e Previdenciário

Representa pessoas ou empresas em disputas entre empregado e empregador, questões de previdência social ou sindicais.

Direito Tributário

Cuida de normas e princípios relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

Advocacia Pública

Tem como função defender cidadãos que não têm condições financeiras de custear o processo judicial e atua como procurador municipal, estadual ou da União, zelando pela legalidade dos atos do poder executivo em ações como licitações e concorrências públicas.

Delegacia de Polícia

Atua na elaboração de inquéritos policiais e na emissão de documentos públicos, além de chefiar investigações.

Magistratura

Julga processos e realiza a expedição de mandados de prisão, busca ou apreensão. O juiz federal julga causas de interesse da União que envolvam tributos federais e previdência social, já o juiz da justiça comum decide conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público sem relação com a União.

Ministério Público

Defende os interesses da sociedade perante o juiz, promove ações penais, apura responsabilidades e fiscaliza o cumprimento das leis. O promotor de justiça representa os interesses dos portadores de deficiência e dos ausentes, tutela, direitos da criança, do adolescente e da família e ocupa-se das causas sociais, como defesa do ambiente, dos direitos do consumidor e do patrimônio cultural e histórico. O procurador da justiça exerce essas mesmas funções, só que em tribunais.