foco nos estudos

Está com dificuldade em manter o foco? Confira essas dicas

/ 0 Comentários / 1629 Visualizações /

Avalie esse post

Não tem jeito, para ter horas produtivas de estudo, é necessário ficar concentrado e ter o foco certo para absorver melhor os conteúdos e matérias. Se você sente que a hora de estudar é a pior hora do dia, está desmotivado, e, por mais que se esforce, acaba desperdiçando tempo reservado para os estudos.

 

Talvez esteja na hora de mudar de atitude. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar:

 

1 – Providencie todos os seus materiais

É muito importante ter todo o seu material de estudos próximo à você, assim como uma garrafinha de água e um lanche. Não esqueça do básico, como lápis, caneta e caderno para anotações. Dessa forma, você irá minimizar a necessidade de levantar para buscar alguma coisa, tornando mais fácil manter o foco nos estudos.

 

2 – Ambiente

Por mais que seja confortável estudar em cima da cama, é um hábito que deve ser evitado. Nosso cérebro cria padrões em relação aos locais que ficamos, associando, assim, a cama com o momento de descanso. Sem contar que estudar sentado na cama pode comprometer sua coluna.

Crie o hábito de estudar sentado em uma mesa, em uma posição confortável, próximo aos livros, apostilas e cadernos. Aos poucos, seu cérebro vai condicionar que aquele momento é hora de focar e se dedicar aos estudos.

 

3 – Autocontrole

Um dos principais fatores que atrapalham os estudos é a dispersão nos pensamentos. Isso é algo muito comum, porém, é essencial que você mantenha o autocontrole nesse aspecto. Se está com problemas pessoais, é melhor deixá-los de lado por algumas horas para focar exclusivamente nos seus estudos.

Pense que é pelos estudos que muitas situações podem ser resolvidas e tenha isso em mente para manter o foco.

 

4 – Faça Pausas

Ninguém consegue manter o foco por muito tempo, todos temos um limite. Geralmente, conseguimos manter o foco por 50 minutos, depois disso precisamos de uma pausa. Pare, respire um pouco e ande pela casa. Mas atenção, nada de exageros, não se distraia demais e volte logo para a sua atividade principal, que é estudar.

 

5 – Vida Saudável

Muitos estudos comprovam que uma vida saudável traz muitos benefícios. Além de fazer bem ao nosso corpo, também faz bem para a nossa mente. Cultive uma rotina saudável, com alimentos que fazem bem ao seu organismo e tenha disposição para realizar alguma atividade aeróbica, como caminhada ou bicicleta.

 

6 – Descanse

Muitas pessoas não conseguem manter o foco em suas atividades porque se sentem muito cansadas. É muito importante descansar adequadamente no momento certo. Existem muitas formas de descansar e relaxar, encontre atividades que te deixam confortável e, depois de aproveitar esse momento, volte aos estudos.

 

 

Deixe seu Comentário