Estratégias de estudos para a Segunda Fase da OAB

Estratégias de estudos para a Segunda Fase da OAB
5 (100%) 1 vote

Para quem passou na primeira fase do Exame de Ordem, essa é a hora de reforçar os estudos e se preparar para a próxima etapa. Como é de conhecimento de todos, as questões serão na área que o candidato escolheu no ato da inscrição, que são: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário.

A 2ª fase da Prova da OAB avalia a capacidade prático-profissional do candidato, ou seja, se ele sabe resolver um caso prático que lhe é posto, incluindo a elaboração de uma peça profissional. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você intensificar seus estudos. Confira:

1 – Além de estudar, pratique

simulados oab

Muitos candidatos ficam concentrados apenas na teoria durante seus estudos. Porém, é muito importante que o candidato também treine a resolução de questões.

A sugestão é refazer as últimas provas e fazer questionários diversos sobre o tema. Vale lembrar que, se o candidato zera nas questões ele não passa na prova, assim como se ele zerar na peça.

Faça Simulado Grátis Agora!

2 – Material mais atualizado

livros oab

É muito importante prestar atenção no tipo de conteúdo que você está utilizando em seus estudos, pois o material desatualizado pode comprometer todo seu esforço.

Portanto, vale investir na atualização dos códigos e coleções e tomar muito cuidado com material gratuito da internet, que, muitas vezes está desatualizado.

3 – Acostume-se com seu material e o tempo

tempo-prova

E muito importante você estar familiarizado com o material que terá à disposição durante a prova, como o código e a legislação seca (sem anotações).

O material será seu melhor amigo durante a prova, já que as repostas para as questões serão achadas em artigos do código. Além disso, é fundamental que você entenda onde está cada coisa, pois também deverá administrar o tempo disponível.

4 – Atenção à sua letra

praticar letra prova

Hoje em dia, estamos muito acostumados a escrever tudo no teclado. Porém, no dia da prova, o candidato é obrigado a escrever à mão, portanto, uma boa dica é treinar sua escrita.

Também tenha muito cuidado com a letra, pois, caso esteja ilegível, o examinador não terá toda a disposição do mundo para entender. Outro ponto é que também não são aceitas respostas que não estejam dentro dos limites da folha, conforme o edital.

5 – Descanse antes da prova

descanso antes da prova

A prova vai exigir energia e dedicação. Por isso, é muito importante ter uma boa noite de sono para não comprometer o seu desempenho. A dica é descansar na noite anterior. Você pode até dar uma lida nos seus resumos, porém nada de ficar estudando, guarde sua disposição para o próximo dia.