Estudar em silêncio total ou ouvindo música?

/ 0 Comentários / 481 Visualizações /

Avalie esse post

Com o intuito de focar apenas nos estudos, grande parte dos estudantes é aconselhada a estudar em silêncio, em bibliotecas ou ambientes calmos e tranquilos. Porém, em algumas situações, ler e fazer anotações ouvindo música pode ser até mais produtivo.

 

Isso acontece porque o que realmente causa a distração são os barulhos externos do ambiente. Ao ouvir música, fica mais fácil se desligar dos ruídos desagradáveis e focar nos estudos, aumentando o seu rendimento. Entretanto, a escolha do tipo de música é fator determinante para que esse método funcione e não acabe tornando-se prejudicial.

 

O ideal é que a música não tenha letras, para que não haja conflito com a informação absorvida na leitura. Ainda que a música seja somente instrumental, sua velocidade e energia podem variar de acordo com o gênero e influenciar no seu rendimento.

 

O local e o tipo de estudo também devem ser levados em conta na hora de escolher o estilo musical. Músicas mais calmas e instrumentais combinam melhor com lugares tranquilos, como bibliotecas, e com a finalidade de apenas ler e memorizar. Se o objetivo for desenvolver um projeto que estimule a criatividade, opte por ritmos mais agitados.

 

Acima de tudo, é essencial que você conheça seu próprio comportamento nos estudos e saber o que funciona ou não para você. Testar e alternar os métodos e gêneros musicais, dependendo da situação, pode te ajudar a identificar e entender o que melhor se adapta às suas necessidades.

 

 

Dicas especiais para quem gosta de estudar ouvindo música

 

 

Com informações de Universia Brasil

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *