Estudar lógica beneficia a carreira e os estudos

/ 0 Comentários / 404 Visualizações /

Avalie esse post

Mais conhecida e estudada por pessoas que trabalham com Matemática, Filosofia e Ciência da Computação, a lógica proporciona diversos benefícios tanto para a vida acadêmica, quanto profissional. O raciocínio lógico melhora, entre outras coisas, a argumentação, importante arma do advogado. Confira outras melhorias:

 

1 – Desafio

Montar um quebra-cabeça ou resolver um sudoku são exercícios de lógica onde você deve analisar os argumentos e reordená-los para que façam sentido. De início, pode parecer muito difícil, mas o desafio torna-se uma motivação. Para isso, você precisará exercitar sua mente para encontrar os encaixes de modo a torná-los válidos.

 

2 – Rapidez

Para solucionar um problema sem perder tempo, os profissionais precisam ter raciocínio rápido. Aliado à pressão, o fato de não saber o que deu errado, pode complicar a busca por uma solução eficiente. Porém, se você tem o costume de analisar fatos isolados e encontrar suas relações, como propõe a lógica, fica mais fácil ter maior agilidade na resolução de problemas.

 

3 – Argumentação

A persuasão pode ser exigida tanto durante uma entrevista de emprego, como nas tradicionais discussões de família sobre política ou futebol. Especificamente para os futuros e atuais advogados, a argumentação exerce papel fundamental desde o embasamento na redação da peça-profissional da 2ª fase do Exame de Ordem, até a defesa de um cliente real em um julgamento, por exemplo.

 

O fato é: a lógica permeia todas as situações cotidianas e, se você quer demonstrar que suas ideias são de fato válidas – independentemente do assunto ao qual elas se referem ou do contexto da discussão –, estudar e compreender a retórica é altamente recomendável.

 

 

Com informações de Universia Brasil

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *