Evite os erros mais comuns na hora de anotar a matéria

/ 0 Comentários / 784 Visualizações /

Avalie esse post

Fazer anotações durante as aulas é um dos métodos mais utilizados para ajudar na absorção do conteúdo explicado. Esse hábito torna-se comum desde os primeiros anos na escola. Quem nunca disse: “Professor, precisa copiar?” no meio da aula? Porém, alguns erros durante a anotação podem comprometer a compreensão.

 

Para potencializar suas anotações, confira os 3 principais problemas e suas respectivas soluções:

 

1- Copiar mecanicamente

O maior erro dos estudantes é se concentrar apenas na escrita e não prestar atenção ao professor. De nada adianta ter o conteúdo escrito se você não puder recordar o que foi explicado.

SOLUÇÃO:  Priorize os tópicos em que o professor dá mais ênfase e detalhes. Procure anotar o que foi dito e não necessariamente tudo o que está na lousa ou no slide.

 

2 – Tentar transcrever a aula

Com o intuito de não perder nenhum detalhe, muitos estudantes dispensam esforço e tempo tentando anotar tudo, o que é impossível. Esse hábito acaba levando ao primeiro erro, prejudicando seu aprendizado.

SOLUÇÃO: Simplifique as anotações com o intuito de fazê-las de maneira mais eficiente e rápida. Para isso, você pode utilizar as suas palavras e até mesmo adotar um sistema de abreviaturas, símbolos ou padrões de cores.

 

3 – Não colocar a teoria em prática

Para ter uma experiência de aprendizagem completa, é preciso interagir com todas as ferramentas e recursos disponíveis, com a finalidade de colocar em prática tudo o que foi passado durante a aula.

SOLUÇÃO: Se você é adepto da modalidade de ensino a distância, participe de palestras e resolva simulados. Assim, na hora de estudar, as anotações te ajudarão a lembrar da prática.

 

 

Com informações de Universia Brasil

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *