Exame da Ordem: O que fazer antes, durante e depois da prova

Um dos dias mais importantes para os estudantes de direito é o dia do Exame da Ordem. É durante a prova que os candidatos se empenham e colocam a teste todo o conhecimento adquirido durante a preparação.

Com o passar dos dias, a ansiedade só aumenta. Mas, calma! Abaixo vamos dar algumas dicas sobre o que fazer antes, durante e depois da prova. Confira:

– O que fazer antes da prova

No dia anterior é muito importante descansar. Ou seja, nada de ficar acordado até tarde. Sabemos que a ansiedade é grande e, consequentemente, perdemos um pouco do sono. Neste caso, providencie um banho quente para relaxar, desligue os aparelhos eletrônicos, incluindo o celular, e tente dormir. O sono é importante para recuperar as energias que precisará durante a prova.

Ao acordar, tome um café da manhã leve. Evite alimentos gordurosos ou pesados, pois eles podem prejudicar o seu rendimento.

Providencie todo o material que utilizará na prova e saia de casa com antecedência. Não esqueça de levar seus documentos de identificação.É aconselhável chegar no local da prova com, pelo menos, 1 hora de antecedência, pois, dessa forma, você evitará correria e imprevistos.

Não esqueça de levar uma garrafinha com água para beber durante a prova e utilize o sanitário antes de ingressar na sala. Isso evita perda de tempo com saídas reiteradas da sala.

Evite levar celular ou qualquer outro aparelho eletrônico e desligue-os imediatamente ao adentrar no local de prova.

– O que fazer durante a prova

Esse é o momento que a ansiedade deve bater mais forte. Tenha calma: você se preparou e estudou o máximo que conseguiu para este momento. Agora, para realizar um bom exame, é fundamental manter a calma.

Ao receber a prova, leia atentamente as orientações e preste bem atenção nas orientações dadas pelo fiscal de sala. Leia atentamente cada questão da prova, principalmente os enunciados, pois existem muitas pegadinhas para testar a atenção do candidato.

Concentre-se na sua prova e tente ignorar o seu redor. Esse momento deve ser de muita concentração. Divida o tempo de prova para resolução de cada disciplina e não esqueça de reservar um tempo razoável para o preenchimento da folha de respostas.

– O que fazer depois da prova

Evite deixar o local da prova sem barulho e evite aglomerações. Lembre-se que ainda há candidatos precisando de concentração assim como você.

Se residir fora e for dirigir, evite bebidas alcoólicas e refeições pesadas, pois o seu corpo e a sua mente ainda estarão cansados.

Tudo faz parte da sua experiência, por isso não fique se culpando por ter ido bem ou pensando “naquela questão”. O mais importante agora é descansar e aguardar os resultados.

Caso não tenha se saído tão bem quanto imagina, você pode aprender com os erros e sempre haverá outras oportunidades. Não desanime!