simulados provas da oab gratis

Entenda a importância de realizar simulados para a prova da OAB

/ 0 Comentários / 268 Visualizações /

Avalie esse post

A rotina de quem está se preparando para a Prova da OAB é, no geral, sobrecarregada. Junto com os compromissos do cotidiano, também é preciso aliá-los com horas de estudo e leitura.

Por conta disso, é importante investir em métodos eficientes de estudo por meio da realização de simulados, uma técnica fundamental para o direcionamento dos estudos, pois, é na prática que o candidato analisa o nível de dificuldade exigido durante o exame, além de se familiarizar com a estilo da prova.

 

Agora, vamos dar bons motivos para você resolver as provas anteriores da OAB em forma de simulados:

 

1 – Resolva nas reais condições

A dica é resolver o simulado como se fosse a prova real, ou seja, totalmente isolado e com um tempo limite. Ao ficar sozinho para realizar a prova, você também estará praticando a sua concentração para o dia da prova. Evite “chutar” as respostas, mas tente resolvê-las baseado nos seus conhecimentos.

Um simulado não deve ser encarado somente como uma ferramenta de estudos, por isso, tenha disciplina, não permita distrações e não desvie seu foco.

 

 

2 – Gestão de tempo

O Exame da OAB não testa somente os conhecimentos dos candidatos, mas a capacidade que o profissional tem de gerir seu tempo ao mesmo tempo que resolve as questões. Portanto, tenha em mente que as 5 horas disponíveis devem ser suficientes para responder todas as perguntas e preencher a folha de respostas.

Realizando os simulados com um limite de tempo você pode praticar como você irá fazer a gestão do seu tempo durante o exame. Lembre-se que, durante a prova, o estado psicológico pode ser alterado devido ao estresse, pressão e nervosismo, o que faz com que tenhamos uma percepção diferente do tempo, ou seja, as cinco horas disponíveis podem passar mais rápido do que você imagina.

 

3 – Identificar as suas deficiências

Os simulados são ótimos termômetros para identificarmos quais são as nossas maiores deficiências de conhecimento. É normal se deparar com questões que você não sabe a resposta, identificando as limitações do seu conhecimento.

Além disso, é completamente normal errar, pois o erro também faz parte do processo de aprendizagem. Pelo erro, você poderá estabelecer quais são suas deficiências e direcionar os estudos de forma adequada. Ou seja, não é produtivo rever os assuntos que você já sabe, mas, sim, os assuntos que você possui dúvidas ou desconhece.

 

3 – Controle das emoções

Nem sempre o fracasso no Exame da OAB está ligado à falta de conhecimento e preparo do candidato, mas à falta de preparo emocional. Em outras palavras, o aspecto emocional do candidato é decisivo para a sua aprovação, já que o nervosismo, pressão e estresse podem prejudicar seu rendimento, sua memória e sua performance.

Não existe uma fórmula mágica para ficar calmo, pois, o nervosismo é uma reação do nosso corpo ao encarar um desafio. Porém, é verdade que quanto mais nos acostumamos com uma situação, mas estamos propensos a ficar mais calmos, e é aí que entra os simulados.

Realizando os simulados na reais condições da prova você estará condicionando sua mente e corpo a se acostumar com aquela situação atípica. Portanto, quando chegar o momento real da prova, você não estará tão nervoso, já que estará acostumado com a situação e com o estilo da prova.

 

Faça o simulado para a Prova da OAB grátis!

Clique aqui e faça agora mesmo o simulado online para a prova da OAB

Simulado OAB XXI - 80 Questões   Simulado OAB XXI - 20 Questões

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *