Guia completo de como estudar para a prova da OAB

/ 0 Comentários / 4716 Visualizações /

Guia completo de como estudar para a prova da OAB
5 (100%) 1 vote

Chegou a hora de estudar para a prova da OAB, e agora? Para que seus estudos tenham resultado, é necessário planejamento! Assim, seu aprendizado será mais completo e a aprovação acaba se tornando uma consequência.

 

Se você começou agora ou precisa rever seus métodos de estudo, esse guia vai te ajudar a definir melhor como se organizar.

 

 

  1. Defina seu objetivo

Em primeiro lugar, defina muito bem quais são os seus objetivos. Passar na OAB pode ser o primeiro passo para sua carreira profissional. Por isso, manter o foco em sua meta é uma boa maneira de manter a motivação nos estudos.

 

Se você não tiver foco, perderá a motivação em poucos dias e se deixará levar pelo desânimo e cansaço. Aproveite para refletir também sobre seus objetivos profissionais após a aprovação na OAB. O que você quer fazer depois? Qual área do Direito deseja seguir? Assim, você terá muito mais motivos para estudar todos os dias.

 

  1. Faça dos estudos um hábito

Estudar não deve se tornar uma obrigação. Ao invés disso, faça dos estudos um hábito. Lembre-se: cada conhecimento adquirido nesse período, vai contribuir para sua profissão. Quanto mais você aprende, mais você exercita seu cérebro para adquirir novos conceitos. Portanto, o estudo deve ser uma atividade constante.

 

  1. Organize seu local de estudos

O seu local de estudo é como se fosse um ginásio de treinamento para um atleta. É lá que você vai se preparar para o grande dia da prova! Portanto, deve ter à disposição todos os materiais necessários, além de ser um local agradável e que ajude a sua concentração.

 

Cada pessoa se concentra melhor em um tipo de ambiente, mas tranquilidade e conforto são essenciais. Por isso, prefira um local sem ruídos e barulhos, fresco e arejado, além de mesa e cadeira que garantam a sua postura e conforto durante os estudos. Afinal, qualquer incômodo pode ser um gatilho para acabar com seu foco.

 

  1. Quantas horas eu devo estudar por dia?

Essa é uma pergunta frequente que os candidatos fazem. Existe um limite de horas por dia para se dedicar aos estudos? Algumas pessoas obtém êxito em estudar muitas horas por dia, por outro lado, isso pode levar o estudante à exaustão.

 

Pesquisas indicam que nosso cérebro é capaz de manter a concentração por 1 hora. Depois disso, é aconselhável fazer uma pausa de 10 a 15 minutos. Se você se planejar com antecedência, conseguirá estudar todo o conteúdo exigido na prova sem ter que sacrificar muitas horas por dia.

 

Verifique o seu nível de atenção durante os estudos. Estude por um determinado tempo e anote em uma folha quantas vezes perdeu a concentração nesse período. Esse método irá te ajudar e determinar melhor como e por quanto tempo seu estudo foi efetivo. Aproveite para analisar quais são os fatores que podem estar atrapalhando seu foco.

 

  1. A importância da revisão

Muitos estudantes duvidam do poder de uma boa revisão, porém, é extremamente importante revisar todo o conteúdo visto. A revisão auxilia na fixação do que foi estudado e, também, ajuda a verificar quais são suas dúvidas.

 

Além disso, todas as informações que deixamos de utilizar, com o tempo, são descartadas pela memória. Portanto, se você quer que um conteúdo seja memorizado, você precisa revisar!

 

Por meio dos resumos, você:

– Separa as ideias principais de ideias secundárias;

– Exercita o uso de vocabulário próprio;

– Adquire vocabulário;

– Desenvolve a habilidade de síntese;

– E, principalmente, fixa e entender o assunto.

 

A maior vantagem é que o resumo te força a ler todo o conteúdo e identificar os pontos principais, fazendo com que sua leitura seja muito mais atenciosa.

 

 

Com esse guia completo de estudos e os cursos preparatórios para OAB do IOB Concursos, sua aprovação só depende de você! Matricule-se agora e ganhe 15% de desconto com o código APROVADOS! 😉

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *