Habilidades de estudo que você precisa conhecer – Parte 3

Conheças as cinco melhores técnicas de estudo que o Dr. Kenneth Higbee apresenta em seu livro “Sua Memória: como funciona e como melhorá-la”. Essas poderosas estratégias irão fazer seu estudo render além do que imagina, são elas:

1-    Reduzir a interferência – Clique aqui e confira!

2-    Estudo fracionado – Clique aqui e confira!

3-    Use todo e parte do Aprendizado

4-    Recitá-lo

5-    Faça um Sistema de Estudo

Dr. Higbee refere-se a estas como “estratégias para a aprendizagem eficaz”. Com elas você será capaz de memorizar o conteúdo definitivamente e com muito mais facilidade!

Acompanhe nossa série de 5 posts que irão revolucionar seus estudos.

#3 – Use todo e parte do Aprendizado

Aprendizagem completa. A terceira das melhores técnicas de estudo é saber quando dividir o material. Por exemplo, se você precisa estudar um longo capítulo em seu livro de história, você deve tentar aprender tudo no capítulo direto, ou estudar as seções de capítulos individuais cuidadosamente um por um?

A melhor abordagem é frequentemente uma combinação dos dois.

Algumas opções:

1-    Método completo com um extra para as pequenas partes. Com esta abordagem, primeiro você deverá ler direto tudo cuidadosamente uma ou duas vezes. Então você irá separar as seções mais difíceis para estudo extra e reforço. Leia rapidamente todo conteúdo, em seguida, quebre o material em partes lógicas para estudar separadamente. No final, volte e reveja tudo do começo ao fim. Este método é particularmente eficaz para um material extenso e difícil.

2-    Método progressivo. Com esta abordagem, você divide o material em seções e comece a estudar a primeira parte. Então, você passa a estudar a segunda parte, mas irá estudar a primeira parte novamente junto com a segunda parte, e assim por diante. A aprendizagem progressiva ajuda a evitar que você esqueça o material que você aprendeu no início e também ajuda a organizar conceitualmente o conteúdo em seu cérebro.

Efeito de Posição Serial

Você sabia? A ordem em que os itens de uma lista são organizados pode afetar o quão fácil é para aprendê-los. Isto é conhecido como: Efeito de Posição em Série ou Efeito de Posição Serial. “Serial” significa simplesmente algo em uma linha.

Os itens no início e no final são mais fáceis de lembrar, enquanto os itens no meio são os mais difíceis de lembrar. Além disso, os últimos itens são mais fáceis de lembrar, do que os primeiros itens.

Assim, quando se estuda uma lista ou grupo de itens, faça o seguinte:

Se você está autorizado a reorganizar: Se os itens não precisam estar em uma determinada ordem, organize a sua lista de forma que os itens mais complicados e os menos significativos estejam no início e no fim da lista. Coloque os itens mais simples e os mais significativos no meio.

Se você não tem permissão para reorganizar: Se você não pode alterar a ordem dos itens, gaste mais tempo e esforço estudando os itens no meio.

Então, da próxima vez que você precisa aprender uma lista ou grupo de fatos, como uma lista de palavras de ortografia ou material de uma palestra – tente reorganizar as informações, ou passar mais tempo estudando o meio.