Habilidades de estudo que você precisa conhecer – Parte 4

/ 0 Comentários / 435 Visualizações /

Avalie esse post

Conheças as cinco melhores técnicas de estudo que o Dr. Kenneth Higbee apresenta em seu livro “Sua Memória: como funciona e como melhorá-la”. Essas poderosas estratégias irão fazer seu estudo render além do que imagina, são elas:

 

1-    Reduzir a interferência – Clique aqui e confira!

2-    Estudo fracionado – Clique aqui e confira!

3-    Use todo e parte do Aprendizado – Clique aqui e confira!

4-    Recitá-lo

5-    Faça um Sistema de Estudo

 

Dr. Higbee refere-se a estas como “estratégias para a aprendizagem eficaz”. Com elas você será capaz de memorizar o conteúdo definitivamente e com muito mais facilidade!

 

Acompanhe nossa série de 5 posts que irão revolucionar seus estudos.

 

#4 – Recitar

 

A quarta das melhores técnicas de estudo é a recitação, que significa repetir para si mesmo a informação que acabou de aprender.

De vez em quando, faça uma pausa e tente lembrar os fatos que você acabou de aprender. Se você não pode, é uma indicação de que você precisa voltar e ler novamente.

 

Existem várias formas de melhorar sua recitação. Por exemplo, considere repetir a informação em voz alta. Forçar a repetição verbal fará você prestar mais atenção.

 

Como já disse Abraham Lincoln: “Nenhum mentiroso tem uma memória suficientemente boa para ser um mentiroso de êxito.” Assim, sabemos que quem reafirma um fato ou informação irá gravar definitivamente o que reproduz e quanto maior o número de repetições ou recitações, menor a chance de se contradizer ou errar.

 

Então, ao iniciar sua sessão de estudo, comece lendo os títulos dos capítulos. Após fazer isso, desvie sua atenção e tente se lembrar do que acabou de ler, explicando para si mesmo que o conteúdo dessa seção do capítulo. Se você não puder fazê-lo de forma adequada, isso é um sinal de que você deve gastar mais tempo estudando esse material.

 

Utilize a visão a seu favor

Utilize cartões de memória ou Flash Cards, como um meio eficaz de criar uma forte memória do material. Esses cartões são pequenos, cartões em branco, muitas vezes 3 “x 5” em tamanho.

 

Segue um exemplo de cartão flash cards:

flashcards

 

Escreva o fato de que quer se lembrar na parte da frente e a definição na parte de trás. Assim poderá recitar a definição ao ver o assunto principal e confrontar para ver se já aprendeu corretamente e todo o conteúdo. Essa é uma ótima maneira de recitar e testar sua memória para uma grande quantidade de conteúdo rapidamente.

 

 

Use um Parceiro. Outra boa estratégia é interrogar outra pessoa. Esta é mais eficaz quando ambos possuem conhecimento sobre o assunto. Não só cada parceiro deve pedir fatos simples do material, mas é especialmente útil se os parceiros compõem perguntas para o outro responder.

 

Recitação é uma das melhores técnicas de estudo, pois o obriga a fazer várias coisas importantes que ajudam a memória:

1-    Aprendizagem Ativa. Recitação é o aprendizado ativo que envolve mais do que um dos seus sentidos;

2-    Feedback. Recitação lhe dá um feedback para que você saiba em que parte do material que você precisa dedicar mais tempo;

3-    Concentração. Recitação força você a se concentrar e prestar atenção no conteúdo.

 

 

Pense nisso! Recitação é exatamente o que você faz quando está sendo testado. Durante o exame, você tenta lembrar o material com a maior precisão possível, a partir da memória. Faz todo sentido treinar isso, em suas sessões de estudo.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *