Habilidades de estudo que você precisa conhecer – Parte 5

/ 0 Comentários / 1000 Visualizações /

Avalie esse post

Conheças as cinco melhores técnicas de estudo que o Dr. Kenneth Higbee apresenta em seu livro “Sua Memória: como funciona e como melhorá-la”. Essas poderosas estratégias irão fazer seu estudo render além do que imagina, são elas:

 

1-    Reduzir a interferência – Clique aqui e confira!

2-    Estudo fracionado – Clique aqui e confira!

3-    Use todo e parte do Aprendizado – Clique aqui e confira!

4-    Recitá-lo – Clique aqui e confira!

5-    Faça um Sistema de Estudo

 

Dr. Higbee refere-se a estas como “estratégias para a aprendizagem eficaz”. Com elas você será capaz de memorizar o conteúdo definitivamente e com muito mais facilidade!

 

Acompanhe nossa série de 5 posts que irão revolucionar seus estudos.

 

#5 – Faça um Sistema de Estudo

 

A quinta técnica de estudo é o uso de um “sistema de estudo” que é um método padrão de abordar o estudo de qualquer matéria.

 

Um dos sistemas de estudos mais antigo e mais conhecido é o “SQ3R”.

SQ3R é um acrônimo que significa as etapas do sistema, que são, do inglês: Levantamento, Pergunta, Leitura, Recitação e Revisão (Survey, Question, Read, Recite e Review).

 

Veja como realizar cada etapa do método de estudo de SQ3R:

1-    Levantamento. Este é semelhante ao conceito de “toda a aprendizagem” mencionado na técnica #4. No entanto, em vez de tentar aprender o material em detalhe, ao examinar você só precisa entender a estrutura da informação. Leia as várias partes estruturais rapidamente sem se aprofundar. É quase como se a formação de um esboço mental.

Leia o prefácio, índice, e os resumos dos capítulos. Leia todos os principais títulos e subtítulos dentro dos capítulos. Examine cuidadosamente quaisquer gráficos ou imagens, e também as legendas.

 

2-    Pergunta. Depois de concluída a pesquisa, mais uma vez percorra as mesmas peças que você acabou de pesquisar e faça a si mesmo perguntas sobre cada um delas. Por exemplo, se você está começando a estudar um capítulo de matemática na fórmula quadrática, faça perguntas como “Qual é a fórmula quadrática, e por que é importante?”, “É esta fórmula útil na vida real?”, Ou “Por é chamado de “quadrática”? Pensar em questões mantém você focado e realmente o envolve com o assunto. Mesmo antes de ler os detalhes, você já estará pensando profundamente sobre o conteúdo.

 

3-    Leia. Após o levantamento da estrutura do material e pensando em questões relacionadas a ele, agora é hora de ler os parágrafos e outras seções detalhadas. Muitos estudantes pulam direto para essa etapa, sem primeiro fazer o levantamento e questionamento, o que torna muito mais difícil para colocar o material em sua memória de forma ordenada.

Leia direto por tudo sem tomar notas. Isso inclui: gráficos, resumos capítulos, etc. Use técnicas de leitura de velocidade, especialmente durante a sua primeira passagem através do material, para economizar tempo e aumentar a compreensão. Evite sublinhar o texto ao ler pela primeira vez. A razão é que, em primeira leitura, você realmente não pode julgar o que é mais ou menos importante para se lembrar.

 

4-    Recite. Recitar significa fazer e responder perguntas sobre a informação. Vá até o capítulo e leia cada título e subtítulo. Pergunte a si coisas sobre os títulos, e responda a partir da memória, sem olhar para o livro. Recitando passo a passo através do capítulo lhe dará uma imagem muito precisa do quão bem você conhece o material. Os especialistas recomendam que você gaste pelo menos metade do seu tempo recitando.

 

5-    Revisão. A etapa de revisão deve levar apenas alguns minutos. Quanto mais vezes você puder rever o material estudado antes de seu exame, em momentos espaçados ao longo de horas ou dias, melhor você vai se lembrar do conteúdo. Nunca termine uma sessão de leitura sem rever os pontos principais que você acabou de ler. Esta é uma das dicas mais importantes para se lembrar de qualquer material.

 

 

Esta mesma ideia de análise da informação a partir de um livro que você está estudando, também se aplica às notas que você toma durante as aulas. Use os mesmos passos SQ3R ao estudar suas notas.

 

O método SQ3R pode ser usado com uma grande variedade de material, incluindo Inglês, História, Ciências, Matemática, e assuntos relacionados. Como a maioria das habilidades de estudo, usando o método SQ3R leva um pouco de tempo extra, mas no final você vai economizar tempo.

 

Existem outras técnicas de estudo que você pode aprender, mas tão eficazes como essas, você dificilmente vai encontrar.

 

 

Essa série de posts foi produzida com informações de Memory Improvement Tips

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *