Habitue-se ao tempo disponível para realizar a prova

Em cada fase do Exame de Ordem é disponibilizado ao candidato o período de 5 horas para realização da prova, porém se não houver treino, o tempo pode tornar-se um grande inimigo no dia do exame, especialmente quando combinado com nervosismo e ansiedade.

Aprender a gerenciar o tempo é fundamental para que ele não seja o grande responsável no caso de reprovação. Em uma conta rápida, considerando um intervalo de 30 minutos para leitura e entendimento dos enunciados, sobra 4h30 para responder 4 questões dissertativas e desenvolver a peça. Se cada questão consumir em média 45 minutos, resta somente 2 horas para redigir a peça que vale 5,0 pontos.

Sendo assim, a palavra de ordem é praticar! Faça simulados, resolva provas anteriores, desenvolva a peça profissional acompanhado de um cronômetro e repita o processo quantas vezes for necessário. Crie condições semelhantes às do dia da prova, treine a resolução da prova escrevendo a mão e, de preferência, no modelo de folha da prova, disponibilizada no site da FGV.

Atenção especial à caligrafia e ortografia na hora de redigir as respostas e a peça. O examinador responsável pela correção não irá perder muito tempo tentando decifrar o que o candidato quis dizer, portanto elabore frases claras e com letra legível. Cuidado com os erros de português e respeite os limites da folha, pois conforme publicado no edital, qualquer resposta fora do espaço delimitado será desconsiderada.

Faltam somente 15 dias para a aplicação da 2ª fase do XIV Exame de Ordem, então nada de desanimar! Nessa reta final, disciplina e determinação são fundamentais para sua conquista e lembre-se de manter-se positivo e confiante. Se você se preparou bem, a aprovação é consequência!