Jogos de videogame podem melhorar sua concentração

/ 0 Comentários / 443 Visualizações /

Avalie esse post

Você sabia que o recurso da “gameficação” vem sendo utilizado em salas de aula para tornar o aprendizado mais divertido e, assim, estimular o estudante a continuar progredindo? Pode parecer estranho, mas os jogos de videogame, se usados com moderação, têm a capacidade de aumentar a concentração, memória, coordenação motora e habilidades de planejamento das pessoas.

 

Um estudo recente, publicado pelo Instituto Max Planck e a Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus, revelou que videogames são capazes de ativar e desenvolver áreas do cérebro responsáveis por tais funções. Durante o experimento, os voluntários jogaram Super Mario 64 diariamente, por meia hora, no período de um mês, e apresentaram ganho de massa cinzenta no hipocampo direto, córtex pré-frontal direito e no cerebelo. Tais resultados comprovam que a melhora para a saúde do cérebro é real.

 

Os benefícios podem se estender à crianças com dislexia, conforme demonstrou um estudo realizado por especialistas da Universidade de Pádua, na Itália. Ao observar um grupo de crianças disléxicas após todos os participantes terem jogado por 80 minutos diários, ao longo de nove sessões, os cientistas comprovaram que houve melhora nas habilidades de leitura de todas.

 

De acordo com outra pesquisa realizada pela Universidade de Rochester, a visão dos jogadores também registrou melhora de 58% na percepção de contrastes de tons de cinza, algo que só costuma ser obtido através de cirurgias ou do uso de óculos.

 

ATENÇÃO! Para aproveitar os games em seu maior potencial e não provocar efeitos prejudiciais, como dor nas costas gerada por má postura, ou tendinite, o ideal é jogar por um tempo delimitado, sem excessos.

 

 

Com informações de Universia Brasil

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *