Métodos infalíveis de memorização para estudantes

/ 0 Comentários / 1982 Visualizações /

O Direito possui uma grande variedade de áreas e teorias, além dos inúmeros códigos e leis. Estudar tudo isso não é fácil, mas lembrar-se de todo o conteúdo na hora da prova pode ser mais complicado ainda, principalmente quando o assunto é o Exame de Ordem, onde a cobrança e a pressão são ainda maiores.

Apenas ler um conteúdo pode não ser o suficiente para que ele seja lembrado posteriormente. Sendo assim, levar a teoria para a prática potencializa as chances de aprendizado real e, consequentemente, atua na lembrança do que foi estudado.

Vivenciar mentalmente o que é estudado, é fundamental para tornar o assunto mais concreto para a memória. Por isso, listamos três técnicas que vão te ajudar na preparação para o Exame de Ordem. Confira:

1. Criatividade

Para vivenciar o tema de estudo, nada melhor do que criar uma história a partir dele. Assim, através da narrativa feita pelo estudante, fica mais fácil fortalecer o aprendizado. Use a criatividade e abuse de situações cômicas e absurdas, onde o conceito possa ser aplicado. O humor é capaz de gerar emoção, o que estimula a memorização.

1. Sentidos

Os canais auditivo e visual são grandes aliados da memória. Por isso, invista em ferramentas que estimulam estes sentidos, como videoaulas, áudiobooks e palestras, por exemplo. Resolver muitos exercícios, provas anteriores e simulados também são ótimos métodos para fixação do conteúdo estudado, pois aliam a teoria à prática.

1. Mapas mentais

Mapas mentais são altamente indicados para estudantes e concurseiros que precisam lidar diariamente com o excesso de informações, pois são fortes estimuladores da memória e concentração. Desenvolva diagramas, mapas com subcategorias e inclua termos e assuntos importantes de maneira sucinta e abreviada. Utilize formas e cores diferentes para estimular o hemisfério cerebral ligado à criatividade.

Para ajudar ainda mais na sua preparação, nosso parceiro IOB Concursos lançou um curso preparatório especial com os temas que mais caem no Exame da OAB. Aproveite!

Com informações de Revista Exame