Métodos para melhorar suas anotações

/ 0 Comentários / 812 Visualizações /

Avalie esse post

Uma forma de memorizar um conteúdo é fazer anotações de maneira organizada. O mapeamento é uma forma simples para compreender a lógica de um assunto.  Confira 4 métodos diferentes para melhorar suas anotações.

 

Método CornellDesenvolvido pela Universidade de Cornell, são feitas duas colunas em um papel: a primeira para as palavras chaves, enquanto a segunda para a explicação da palavra-chave. No fim da página, o aluno pode escrever a relação entre os conteúdos.

 

Mapeamento – Consiste em escrever um conceito inicial no topo da página e criar “setinhas” com assuntos relacionados a ele, assim como a própria explicação de cada um deles. Eles são ótimos para dar uma noção de totalidade de um conteúdo e relacionar diferentes conceitos. Através desse método, o estudante pode compreender mais facilmente a lógica de um assunto e tirar suas próprias conclusões.

 

Frases – O aluno pode desenvolver uma caneta “marca texto mental” e somente registrar frases e definições importantes, ao invés de escrever exatamente o que o professor diz. Caso o professor fale muito rápido, é interessante utilizar códigos e abreviações para facilitar a escrita.

 

Tabelas – Principalmente para matérias que possuem muitas definições e conceitos, como Biologia, as tabelas podem facilitar na hora de estudar. Divida a folha de acordo com as quantidades de termos e vá escrevendo a definição de cada um deles, utilizando exemplos, caso necessário.

 

Agora que você aprendeu as técnicas, que tal aderir à sua rotina de estudos?

 

 

Com informações de Universia Brasil

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *