reprovado prova da oab

Foi reprovado na prova da OAB? Confira essas dicas para dar a volta por cima

/ 0 Comentários / 150 Visualizações /

Foi reprovado na prova da OAB? Confira essas dicas para dar a volta por cima
4 (80%) 1 vote

Se você está estudando para a prova da OAB e foi reprovado, acredite, essa é uma realidade de muitos candidatos. De acordo com um estudo realizado pela FGV, banca organizadora da prova da OAB, a taxa de reprovação do exame é de 82,5%. O levantamento ainda mostra que, para obter a carteira da OAB, os bacharéis em Direito chegam a se inscrever, em média, 12 vezes para fazer a prova.

 

Não existe uma fórmula perfeita ou método de estudo ideal para garantir que você seja aprovado na prova da OAB, pois, cada indivíduo aprende e memoriza as informações de uma forma diferente. Além disso, talvez seja a hora de repensar os seus métodos e variar a sua forma de estudar.

 

 

Veja onde você errou

certo errado

O primeiro passo para dar a volta por cima depois de uma reprovação é refazer a prova em que você foi reprovado. Isso é importante para você entender suas falhas. Faça as questões que você errou, entenda o porquê de ter errado, e refaça também aquelas questões que você acertou.

Depois dessa autoanálise, garantimos que você encontrará muitas questões que errou de bobeira ou por falta de atenção. Isso é comum, pois no momento da prova estamos sob um estresse enorme, além da pressão.

 

 

Diversifique as formas de estudar

varias formas de estudar

Em primeiro lugar, se seus métodos de estudos não estão gerando bons resultados, uma boa ideia é analisar e diversificar suas formas de estudar. Isso não significa que você deve abandonar métodos clássicos de estudos, como os livros, mas que você pode introduzir em sua rotina maneiras diferentes e modernas de aprender.

 

Atualmente, os Cursos Online para a Prova da OAB têm ganhado bastante destaque, pois, acrescentam os estudos as explicações do professor e podem ser acessados de qualquer lugar e em qualquer hora, o que significa uma facilidade para aqueles que não têm tempo livre para se dedicar aos estudos.

 

 

As vantagens dos cursos online são:

– Flexibilidade de horário: aproveitar o máximo de tempo (finais de semana, feriados e madrugadas) e fazer seu próprio programa de estudos;

– Assistir às videoulas quantas vezes quiser: caso esteja com dificuldade em um assunto, você pode assistir a explicação quantas vezes quiser ou pausar o vídeo para consultar um texto complementar. Assistir várias vezes a explicação de uma aula ajuda na memorização do assunto;

– Economia: pense no tempo que irá economizar em não ter que se deslocar até a instituição de ensino, seja por conta da distância ou trânsito. Sem contar que você economizará dinheiro com combustível, passagem de transporte público, estacionamento e alimentação.

 

 

Faça simulados

fazer simulados OAB

Se seu maior problema é o nervosismo durante a prova, você precisa praticar as mesmas situações da prova, como o clima, tempo disponível e ambientação. Ou seja, sente-se em uma cadeira, ajuste um cronômetro e realize uma simulação da prova real.

Com esse método, seu cérebro irá se acostumar com a situação e você criará técnicas para responder as questões da melhor forma possível, já que a administração do tempo também é um fator fundamental para a sua aprovação.

> Faça Simulados Online Grátis Agora:

 

Aprenda a fazer esquemas e resumos

esquemas de estudos

Para quem tem dificuldade em assimilar o que lê e em organizar todo o conteúdo, a técnica de resumos pode ser um aliado para melhorar a sua capacidade de síntese e compreensão.

Muitas pessoas têm maior facilidade em lembrar daquilo que veem. Quem tem essa “memória visual” deve dar ênfase nos resumos, nas imagens, nos gráficos e cores. Grifar um texto em vermelho, por exemplo, vai te ajudar a selecionar determinada parte como importante e a sua memória logo vai apreendê-la.

 

 

Portanto, uma boa alternativa para se preparar para a prova da OAB não é somente em forma de livros, mas também é preciso diversificar os estudos com outros métodos, como videoaulas, áudio-books, resumos, sinopses, esquemas de resumo e resolução de provas anteriores.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *