provas anteriores oab

Provas anteriores para estudar para 1ª fase da OAB

Muitos estudantes estão se preparando para realizar a 1ª fase do Exame da Ordem. Nesta etapa, os formados em Direito devem responder 80 questões com quatro alternativas em cada uma.

Uma das principais dicas para se preparar é analisar as provas anteriores da OAB. Dessa forma, saberá qual é o peso de cada disciplina, além de se acostumar com o estilo das questões.

Abaixo, foram analisadas as provas dos últimos 5 anos e seus principais temas, confira:

Código do Consumidor

É importante estudar as normas que protegem o consumidor e estabelecem regras entre ele e o fornecedor. Atenção especial à “Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço” e “Proteção Contratual”.

Direitos Humanos

Analisando as provas anteriores, 30% das questões de Direitos Humanos avaliam os conhecimentos do candidatos sobre o tratado assinado em 1969 que estabeleceu os direitos fundamentais entre os países integrantes da Organização de Estados Americanos (OEA).

Outro tema comum é a Constituição de 1988. Lembrando que a atual carta magna brasileira proporcionou mais direitos aos trabalhadores, estabeleceu o voto direito e secreto obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo aos analfabetos, maiores de 70 anos, jovens de 16 e 17 anos; dentre outros direitos.

Direito Civil

Nos últimos anos, 38% das questões sobre este ramo do Direito privado abordaram perguntas sobre Direito das Obrigações. Importante revisar Parte Geral do Direito Civil.

Direito Ambiental

A prova costuma ter perguntas sobre Unidades de Conservação (áreas naturais que têm características específicas e por isso são protegidas sob regime especial de administração).