ambiente para estudar

Qual o melhor ambiente para estudar para a OAB? Confira essas dicas

/ 0 Comentários / 523 Visualizações /

Qual o melhor ambiente para estudar para a OAB? Confira essas dicas
5 (100%) 1 vote

Muitas vezes nos sentimos desanimados para encarar os estudos para a prova da OAB. Um dos motivos para esse desânimo pode estar relacionado ao ambiente em que você estuda.

 

Em primeiro lugar, não existe um local de estudos que é ideal para todos, já que cada um tem seu próprio ritmo de estudos, forma de aprender e manter o foco. Por isso é bom experimentar até identificar qual a melhor forma de estudar para você.

Abaixo vamos dar 6 dicas para você descobrir o melhor ambiente de estudo:

 

1 – Distrações

Independente do ambiente que você escolher, em primeiro lugar, é necessário tomar cuidado com as distrações que cada ambiente oferece. Cômodos que são compartilhados com outras pessoas costumam ter muito ruídos, como conversas, televisão ligada ou bagunça. Sabemos que algumas pessoas gostam de estudar com uma música de fundo, mas não é possível se concentrar quando o barulho está fora de controle

Analise quais são os tipos de barulhos que te distraem, ou que te incomodam e fique longe deles. Não existe nada mais prejudicial aos estudos que um ambiente em que você não consegue se concentrar.

 

2 – Bibliotecas

Você não precisa necessariamente estudar em casa. As bibliotecas são ótimas opções para quem precisa de silêncio e concentração, já que são feitos justamente para esse propósito. Pode ser a biblioteca da sua faculdade ou qualquer biblioteca pública da sua cidade.

Muitas vezes não conseguimos nos concentrar em casa, pois, normalmente, é o local onde relaxamos, mas na biblioteca não teremos o mesmo conforto, direcionando toda a atenção aos estudos.

 

3 – Cafeterias

Outra opção além das bibliotecas são as cafeterias que são ideais para quem não gosta de ambientes tradicionais. Normalmente, as cafeterias são feitas para receber seus clientes com muito aconchego, música de fundo e conexão com a internet.

É uma boa forma de variar um pouco o ambiente para não cair na monotonia de estudar todos os dias no mesmo lugar.

 

4 – Seu próprio quarto

Nada melhor que estudar no seu próprio quarto. Nele, você terá a privacidade que precisa, além de controlar a organização e os ruídos. Se você divide o quarto com alguém, combine os horários de estudos e peça para ficar sozinho durante esse período.

 

5 – Tenha informações no celular

Usamos o celular para diversas funções, como conversar com amigos, checar as redes sociais, jogar ou tirar fotos. Por que não usar essa facilidade para nossos estudos. Tenha em seu smarphone todas as informações que precisa checar com frequência, como livros e textos em PDF, ou aquela famosa técnica de fotografar o caderno de anotações.

 

6 – Desconecte-se

Seja qual ambiente estiver, para manter a concentração nos estudos, você precisa se desconectar do mundo por algum momento. Isso inclui sair das redes sociais e deixar o celular no silencioso para não interromper seu foco com notificações.

Se você está estudando pela internet, deixe aberto somente abas e janelas que estejam relacionadas aos seus estudos.

Deixe seu Comentário