Qual o melhor horário para estudar? De dia ou de noite?

/ 0 Comentários / 1561 Visualizações /

Avalie esse post

Não existe o melhor horário para estudar, pois cada um tem um ritmo diferente. Por isso, é sempre bom considerar quais são seus hábitos de sono, o período em que se sente mais atento, disposto e produtivo e, claro, qual sua rotina de trabalho.

Cada horário tem suas vantagens e desvantagens. Pensando nisso, vamos listar aqui quais são as principais pontos de cada período. Confira:

 

Vantagens e desvantagens de estudar de dia

Produtividade: após uma boa noite de sono, você vai se sentir muito mais disposto durante o dia. Isso vai garantir estudos mais produtivos.

Iluminação: A iluminação natural é a mais aconselhada para quem estuda muito, pois ela favorece a leitura.

Acessibilidade: durante o dia as pessoas são mais acessíveis, isso significa que você pode tirar dúvidas com um professor ou com amigos.

Dividir tarefas: uma das desvantagens de estudar de dia é que você terá que dividir sua rotina de estudos com outras obrigações.

Barulho: sabemos que o dia é bem mais barulhento que a noite, por isso, eventualmente, você terá que acostumar com pessoas passando ou, se você morar em centros urbanos, o barulho do transito.

 

 

Vantagens e desvantagens de estudar a noite

Silencio: a noite é muito mais tranquila e silenciosa do que o dia. Isso pode favorecer sua concentração nos estudos.

Menos distrações: a noite existem menos distrações, principalmente nas redes sociais, pois boa parte dos seus amigos já estarão dormindo.

Cansaço: uma das desvantagens de estudar a noite é que, provavelmente você já estará cansado de suas tarefas diárias e poderá sentir um breve desanimo em estudar.

Sono: a noite induz nosso organismo ao sono, por isso, podemos ficar mais sonolentos. Para resolver isso, procure não estudar até muito tarde. Lembre-se que dormir é fundamental para o descanso e para o aprendizado.

 

Independente do horário que você vai estudar, existem cuidados que você pode tomar:

Sempre estude em um lugar tranquilo e bem iluminado e estabeleça uma rotina, ou seja, não decida estudar um dia de manhã e no outro de noite. A rotina ajuda nosso cérebro a se acostumar com certas atividades.

Controle seu tempo e não exagere nos estudos. É importante planejar o seu cronograma e incluir pausas na sua rotina de preparação para a prova da OAB.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *