Técnicas para resolver as questões objetivas da 1ª fase da OAB

Ir bem na 1ª fase do Exame de Ordem é um dos principais desafios para quem busca a aprovação. Por ser uma prova com questões objetivas, alguns candidatos acreditam ser mais fácil, porém, os índices de aprovação da 1ª fase demonstram que, em média, somente 20% dos examinados avançam para a próxima fase.

Mais que estudar o conteúdo exigido na 1ª fase da Prova da OAB, o candidato precisa aprender a resolver as questões e suas alternativas. A melhor forma de praticar o raciocínio é resolvendo Simulados, pois eles ajudam a se acostumar com o tipo de questões, as alternativas e suas soluções.

Para te ajudar na 1ª fase da Prova da OAB, vamos apresentar algumas técnicas para resolver provas com questões objetivas. Confira:

1 – Conhecimento

Parece óbvio, mas, independentemente da técnica que você use para resolver as questões, é necessário ter conhecimento sobre os assuntos que são cobrados no Exame de Ordem.

Sabemos que o conteúdo exigido contempla 17 matérias e é praticamente impossível ter o domínio completo sobre todas elas. Portanto, irá acontecer de você se deparar com alguma questão que você não saiba responder. Neste caso, você poderá raciocinar e utilizar as técnicas que vamos apresentar abaixo.

2 – O famoso “chute”

É muito importante não deixar nenhuma resposta em branco. Por mais que você não saiba a resposta correta, respondendo “no chute”, você terá 25% de chances de acerto. Acontece que, diferente de algumas bancas, a FVG não costuma penalizar respostas incorretas.

Nesse momento, utilize o “chute consciente”, ou seja, utilize o bom senso e a lógica, eliminando as questões que estão, provavelmente, incorretas e escolha entre as alternativas que acha mais plausível que estejam corretas.

3 – Responda primeiro o que você conhece

É recomendável que você responda as questões que você detém o conhecimento primeiro, pois, dessa forma, você otimiza seu tempo, além de não diminuir seu cansaço mental que ocorrerá ao longo do tempo limite. Sendo assim, no início, não perca muito tempo com questões complexas e que exijam muito tempo para serem resolvidas.

Acontece que se realizarmos os cálculos e tempo designados para preencher o cartão de respostas (10 – 15 minutos), você terá à disposição, em média, 3 minutos e 0 segundos para resolver cada uma das 80 questões. Portanto, deixe para resolver as questões complexas com o tempo disponível que você terá disponível no final de sua prova.

4 – Análise das respostas

As questões da 1ª fase do Exame da OAB apresentam 4 alternativas. Normalmente, duas são facilmente descartadas por estarem, evidentemente, incorretas. Já as duas restantes estão lá para confundir o candidato e a distinção entre a certa e a errada estão nos mínimos detalhes.

Identifique e destaque as palavras importantes do enunciado da questão. Sempre preste atenção para não cair no erro de marcar a alternativa correta, quando no enunciado está solicitando a incorreta.

É comum a resposta correta ser bem detalhada, pois, com o intuito de evitar o maior número possível de recursos para anulação de questões com veracidade questionável, a FGV tende a produzir um texto mais complexo para as alternativas corretas, evitando que detalhes passem despercebidos e possam ocasionar anulações.