Tudo o que você precisa saber sobre a 2ª fase da OAB

Tudo o que você precisa saber sobre a 2ª fase da OAB
3.33 (66.67%) 3 votes

A 1ª fase do Exame de Ordem passou e, para quem que foi aprovado, é hora de reforçar os estudos e se preparar para a 2ª fase. O exame está agendado para acontecer no dia 29 de maio!

A prova será de acordo com a área escolhida no ato da inscrição, podendo ser: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário.

A peça prático-profissional vale 5 pontos e as 4 questões dissertativas valem 1,25 pontos, cada, totalizando os 10. Para ser aprovado, o candidato deve somar 6 pontos.

Confira os principais pontos para ficar bem preparado:

Questões
Alguns candidatos ficam tão preocupados com a peça que se esquecem de estudar para as questões. Entretanto, se você zerar nas questões, não atingirá o número de pontos necessários. A dica é resolver questões de provas anteriores.

Atualize-se
As questões cobradas na prova podem ser súmulas dos tribunais que saíram até a publicação do edital. Por esse motivo, vale a pena investir na atualização dos códigos, tomando cuidado com material disponível na internet e prestando atenção nas datas.

Habitue-se
Na prova, o candidato poderá utilizar para consulta apenas o código, a legislação seca, sem anotações pessoais. Portanto, é recomendável se acostumar com os índices e saber como localizar as respostas, que muitas vezes estão em artigos do código.

Tempo
O nervosismo e o tempo cronometrado podem deixar o candidato nervoso. Neste caso, nada melhor que realizar simulados e gerenciar o tempo no relógio, para ter uma ideia em quanto tempo consegue resolver as questões e a peça.

Simulação de verdade

O costume de digitar pode atrapalhar na hora de redigir as respostas das questões e a peça. Dessa forma, pratique a escrita e procure deixar a letra legível e com tamanho adequado. Na correção, o examinador não terá disposição de decifrar o que foi escrito, o que pode acarretar perda de pontos no resultado final. Além disso, a resposta devem caber nos limites da folha.

Durante a prova

Todo mundo está careca de saber, mas vale reforçar:

– Saia de casa com antecedência para evitar imprevistos, pois atrasos não são tolerados e fique atento aos fusos e diferenças de horários.

– Verifique a prova e responda de imediato as questões que achar mais fácil. Logo em seguida, resolva a peça e deixe as questões difíceis para responder com o resto do tempo estipulado.

– A primeira leitura pode parecer assustadora, portanto, dê tempo ao seu cérebro. Se parece difícil, tome uma água e tente ler novamente.

– Diferente da prova objetiva, onde não existe o meio termo, na dissertativa existe certo, meio certo e errado. Portanto, não deixe nada em branco, pois todos os pontos valem para o resultado final.

Conheça os cursos preparatórios do IOB Concursos para a 2ª fase do Exame de Ordem. Cursos com opções de orientadores de aprendizagem e correção de peças! Valide o código APROVADOS e garanta mais 15% de desconto!