como dormir mais e melhor

Você tem dormido o suficiente? Como dormir mais sem prejudicar os estudos

/ 0 Comentários / 878 Visualizações /

Avalie esse post

Normalmente, temos muitas coisas para fazer durante o dia, e, como se não bastasse todas as obrigações, ainda temos que encontrar um tempo extra para colocar os estudos em dia. Essa é uma realidade muito comum para quem está se preparando para a XXI Exame da OAB.

 

Por conta disso, muitas vezes, sacrificamos horas de sono para conseguir dar conta de todas as tarefas. É muito comum, ao acordar, ainda se sentir totalmente cansado para encarar mais um novo dia. Se você sente esse cansaço logo pela manhã, talvez seja hora de repensar sobre a qualidade do seu sono.

 

Por mais que cada indivíduo tenha hábitos e horários diferentes, existe uma quantidade de sono mínima para manter um bom rendimento durante o dia.

 

Portanto, não existe uma hora específica, pois isso depende da rotina de cada um. Criamos alguns hábitos noturnos que podem não beneficiar o descanso, como dormir somente quando estamos no limite.

 

Posso compensar as horas perdidas de sono no fim de semana?

Compensar essas horas perdidas de sono aos fim de semana pode não ser uma boa ideia. De acordo com um estudo feito na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, compensar o sono perdido durante a semana dormindo mais aos sábados e domingos pode ter o efeito reverso e nos deixar ainda mais cansados, além de facilitar o ganho de peso. Além dos efeitos extras, como irritabilidade, menor capacidade de foco e ansiedade.

 

Como posso dormir na hora certa?

Normalmente, nosso corpo leva alguns minutos para entrar no estado de sono. Para facilitar esse processo, crie uma espécie de ritual para dormir. Por exemplo: tomar um banho quente, deitar um pouco mais cedo e deixar a luz baixa ajudam o corpo a entrar no estado de dormência.

 

O celular deve ser evitado. Em uma entrevista à Folha, Camila Hitotsu, especialista em sono do departamento da Unifesp, afirmou que o celular é o objeto que mais prejudica o sono, pois além de emitir luz, esses aparelhos eletrônicos emitem luzes azuis, uma das mais eficientes para inibir a secreção de melatonina, o hormônio do sono.

 

Por fim, da mesma maneira que você organiza seu dia com as matérias que tem de ser estudadas, estabeleça um horário fixo para dormir. Pense nos benefícios de sua saúde e de seu rendimento.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *