Aprovado no Exame? Saiba o que fazer para retirar sua carteirinha

A relação dos aprovados no XIV Exame de Ordem foi divulgada no final da semana passada e muitos candidatos estão comemorando a aprovação. Se você é um deles e tem dúvidas quanto aos procedimentos e documentos necessários para retirar sua carteirinha, vamos te ajudar!

Em primeiro lugar, cada seccional da OAB tem uma relação de documentos, procedimentos e valores de taxas específicos, portanto o ideal é consultar a seccional do Estado em que você realizou a prova para ter todas as informações necessárias.

Pegamos como exemplo a OAB-SP e listamos os principais documentos exigidos:

– Cópia autenticada do histórico ou diploma expedido pela faculdade;

– Certidão de aprovação no Exame de Ordem;

– Certidão de inteiro teor caso seja inscrito em outra Seccional;

– Documentos pessoais originais: RG, CPF, Título de Eleitor e Reservista;

– 01 foto 3×4 fundo branco dentro das especificações

– Certidão de casamento, no caso de divergência no nome;

– Documento oficial comprovando desligamento de estágio ou função quando estes forem realizados ou ocupados em órgãos públicos.

Os documentos devem ser acompanhados de formulário de inscrição fornecido pela seccional. Já os valores de taxas e anuidades podem variar dependendo do Estado e devem ser quitados para dar continuidade à solicitação de inscrição nos quadros da OAB.

Vale lembrar que o certificado de aprovação no Exame de Ordem demora de 15 a 30 dias para ficar pronto e o aprovado é notificado pela entidade assim que o mesmo estiver pronto.

Após a entrega, toda a documentação passa por análise através de processo administrativo da OAB. Se estiver tudo certo e o pedido de inscrição for deferido, a OAB convoca os aprovados para a cerimônia de entrega da carteirinha no prazo médio de 90 dias. Para maiores informações e no caso de dúvidas, entre em contato direto com a seccional do seu Estado.

Clique aqui para ver a lista completa de documentos exigidos pela OAB-SP

Clique aqui para conferir os contatos de cada seccional

Com informações de OAB-SP