xxiv exame oab

O que você precisa saber para se preparar para o XXIV Exame da OAB

/ 0 Comentários / 1142 Visualizações /

Avalie esse post

O XXIV Exame será o último Exame de Ordem do ano e, com ele, a última oportunidade de se aproximar da conquista da aprovação na OAB. O XXIII Exame foi, certamente, um dos mais imprevisíveis dos últimos anos e isso deixou os estudantes aflitos quanto ao futuro da prova.

 

Acontece que o último Exame teve um dos piores índice de aprovação de todos os tempos, indicando cerca de 85% de reprovação logo na primeira fase e o índice poderá aumentar com a chegada da 2ª fase.

 

Especialistas alertam que a tendência é que as provas se tornem ainda mais difíceis, um dos motivos é o aumento da quantidade de cursos bacharel em Direito que são oferecidos atualmente, portanto, a FGV e a OAB devem se certificar que os profissionais estão bem preparados para atuar na área.

 

Embora não haja concorrência entre os examinandos, na primeira etapa (1ª fase) o candidato deve acertar 50% das questões (40 das 80 questões) e 60% na segunda fase.

 

Portanto, mesmo que o nível de dificuldade do Exame da OAB aumente no decorrer dos anos, nada que muito estudo e prática não torne a aprovação mais próxima. Lembre-se que conquistar a carteira da OAB é apenas o primeiro desafio de muitos que virão pela frente.

 

Nesse artigo, vamos abordar as principais informações que você precisa saber para se preparar para o XXIV Exame da OAB.

 

Primeiramente, vamos listas as datas que você deve incluir agora mesmo no seu calendário:

 

Datas do Exame

  • Publicação do edital: 19/9/2017
  • Inscrições: 19/9/2017 a 29/9/2017
  • Prova Objetiva: 19/11/2017
  • Prova Prático-profissional: 21/01/2018

 

A publicação do edital é muito importante, pois é nele que estarão disponíveis todas as informações importantes sobre o Exame.

 

Quem pode fazer a prova?

O Exame de Ordem é prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada.

Poderão realizar o Exame de Ordem os estudantes de Direito que estejam matriculados nos últimos dois semestres ou no do último ano do curso de graduação em Direito.

 

Escolha da área na 2ª fase

No ato da inscrição o candidato já deve selecionar qual área realizará na prova prático-profissional. Por conta disso, esse é um assunto que o futuro advogado deve considerar, já que influenciará diretamente na aprovação.

As 7 áreas são:

  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional
  • Direito Civil
  • Direito do Trabalho
  • Direito Penal
  • Direito Empresarial
  • Direito Tributário

 

Não é aconselhável escolher a área levando em consideração a opinião de colegas ou analisando a taxa de aprovação de cada uma. Mais importante que isso é escolher disciplina com a qual você tem afinidade.

Considerando:

1) A disciplina que você teve maior afinidade durante o curso de graduação;

2) A área que provavelmente terá interesse em uma futura especialização (dessa forma, seus estudos não serão em vão);

 

Como são as questões da Prova da OAB?

São 5 anos de faculdade e 17 disciplinas cobradas em 80 questões. Normalmente as questões possuem nível de dificuldade mediano. O maior problema é que as questões abrangem diversos assuntos diferentes, de forma que você, necessariamente, deve revisar todas as disciplinas para ter chances na OAB.

As questões elaboradas pela atual banca (FGV) exploram assuntos em torno do meio jurídico e trazem casos práticos. A concentração é essencial assim como a habilidade de aproveitar o tempo disponível.

Por conta disso, é recomendado que o candidato realize simulados de provas anteriores. Os simulados ajudam a conhecer o estilo de questões e como organizar o tempo.

 

Clique aqui e faça o Simulados Online Grátis 1 ª fase

Clique aqui e faça o Simulados Online Grátis 2 ª fase

 

Calendário de estudos e Revisão

Uma das dicas de estudos mais importantes que podemos dar é a elaboração de um Calendário de Estudos.

Analisando o prazo que você terá até o dia da prova, elabore um calendário distribuindo as disciplinas ao longo de seu dia a dia. Lembrando que as matérias devem ser distribuídas de forma proporcional, incluindo, revisões e exercícios para fixação do conteúdo.

Veja 5 Dicas para planejar seus estudos

 

O material de estudo deve ser prioridade

As videoaulas e cursos online vieram para facilitar a vida dos candidatos, pois, neste método de aprendizagem é possível estudar em qualquer lugar e em qualquer horário.

 

Pensando nisso, estamos com uma parceria com o IOB Concursos que oferece cursos online para o Exame da OAB. São dezenas de cursos que cobrem as diversas áreas exigidas na Prova da OAB.

 

Clique aqui e conheça agora mesmo!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *