Tudo sobre o reaproveitamento da 1ª fase

Tudo sobre o reaproveitamento da 1ª fase
3 (60%) 2 votes

O provimento 156/2013, publicado no diário Oficial da União em 1º de Novembro de 2013, trouxe uma série de alterações para o Exame da OAB, mas ainda causa dúvidas.

O primeiro ponto que abordaremos das alterações foi a possibilidade de os candidatos reaproveitarem a aprovação da primeira fase, caso não seja aprovado na prova prático-profissional (2ª fase). Tal alteração só foi aplicada pela primeira vez no XIII exame que ocorreu em Fevereiro/2014.

Quem não atingir a pontuação mínima de 6,00, na segunda fase já poderá participar da repescagem, mas atenção, pois os candidatos que não compareceram à 2º fase não poderão participar da repescagem, mesmo tendo aprovação na primeira.

O reaproveitamento só poderá ser feito no exame subsequente. O procedimento deve ser requerido através de um formulário específico, segundo o último edital, a abertura para o cadastramento da repescagem foi aproximadamente um mês antes da prova.

O último edital estabeleceu uma taxa de inscrição menor (de R$ 120,00) e data diferente para o requerimento de inscrição.

O segundo ponto foi que os estudantes de direito podem prestar o exame da OAB logo no início do último ano de graduação. Tal medida apenas esclareceu dúvidas de alguns alunos em que seu curso de direito mantinha um período total de 6 anos.

O que se tinha estipulado anteriormente é que os alunos do 9º e 10º semestres poderiam prestar o exame, mas nos casos onde o curso tinha 6 anos os alunos tinham a dúvida se poderiam ou não, já que o fim do curso era mais longe.

8 Comentários

1. Gostaria de saber qual a data para inscrição no reaproveitamento da 1ª fase OAB do XVII exame, ou, onde posso encontrar essa resposta.
    Obrigada.

• Alcione,

As informações sobre o reaproveitamento da 1ª fase do XVII Exame devem demorar um pouquinho para sair.
      Isso porque, primeiro é preciso que o edital de abertura do XVIII Exame da OAB seja divulgado e, posteriormente, o edital complementar que contém a data de inscrição e os procedimentos para solicitar o reaproveitamento.
      Fique de olho! O edital de abertura do XVIII Exame deve ser publicado no dia 28/09. 😉

2. Gostaria de saber se, quem não compareceu a 2ª fase do XVII exame de ordem poderá fazer a repescagem? Mesmo que por motivos de força maior?
    Obrigado!

• Moacir, infelizmente, o não comparecimento impossibilita o reaproveitamento. 🙁

3. quem fez a 2ª fase e não houve exito e esta na repescagem ,pode fazer outra disciplina?

• Pode sim, José! No momento da inscrição para o reaproveitamento, basta informar qual a disciplina escolhida.

4. A repescagem e so uma vez,se não for aprovado na respescagem volta na 1º fase?

5. Para reaproveitar a 1ª fase do XXII Exame da Ordem e fazer a prova prático-profissional do XXIII Exame da Ordem, neste devo mim escrever normalmente e pagar a taxa de R$ 260,00 até 06/07/2017 ou esperar a data de 25/07/2017 para inscrever-me no reaproveitamento e pagar o valor correspondente à R$ 130,00?