Especial Dia do Advogado – Ivan Luís Marques da Silva

Especial Dia do Advogado – Ivan Luís Marques da Silva

/ 0 Comentários / 373 Visualizações /

Avalie esse post

Continuando a série especial do dia do advogado, convidamos o advogado e professor do nosso parceiro IOB Concursos Marcato, Ivan Luís Marques da Silva, para falar um pouco sobre a advocacia.

 

 

“Advogar ou não? Eis a questão”

 

“Nossa vida, sob a ótica da felicidade, é marcada por importantes momentos que alteram a nossa caminhada. O “passar de ano” na escola, o troféu conquistado no esporte preferido, as medalhas nos concursos de redação e olimpíadas de matemática, a aprovação no vestibular, conseguir a habilitação para dirigir, a formatura na Faculdade, a viagem para o exterior; são exemplos de situações que preenchem a nossa mente com felicidade.

 

Dentre todas, ser aprovado no Exame de Ordem e iniciar o exercício da advocacia é algo realmente marcante. Para o bacharel em Direito que almeja concurso público em carreiras jurídicas como magistratura, ministério público e defensoria, e que precisa de três anos de atividade jurídica como requisito objetivo para poder tomar posse em tais carreiras, exercer a advocacia é recomendado. Tal mister lhe trará conhecimento, experiência e confiança para seu futuro profissional.

 

No início, a inexperiência nos assombra e coloca em dúvida nossa capacidade. Será que vou conseguir fazer uma boa petição? Será que o juiz vai gostar do que eu escrevi? Será que minha inexperiência poderá prejudicar meu cliente? E a ansiedade para realizar as primeiras audiências?

 

Dúvidas comuns que serão resolvidas na prática. Sentir medo e ansiedade é a prova de que você é um ser humano. Enfrentá-los faz de você uma pessoa melhor. A coragem é a primeira ferramenta do bom advogado. Em seu caminho encontrará muitos obstáculos e descobrirá que vencê-los é bom demais. Outro atributo muito importante é ter humildade. Humildade para conhecer suas limitações e buscar o necessário aprimoramento intelectual para minimizá-las. O advogado desatualizado não exerce sua função a contento.

 

A advocacia é uma das mais importantes profissões. Quando algo de ruim acontece em sua vida e lhe faz sentir injustiçado, é o advogado que você procura. A pessoa que foi presa injustamente, a vítima de um acidente de trânsito, um credor que não consegue receber o dinheiro após o vencimento da dívida, um casal que pretende se separar e quer regularizar a situação dos filhos, um funcionário punido pela Administração Pública, um candidato que teve sua inscrição eleitoral indeferida, uma pessoa que acusada de atingir o meio ambiente, dentre tantas outras situações que precisam ser pacificadas para devolver a paz e a justiça para as pessoas.

 

Minha dica para cada um de vocês é – Advogue! Sinta o poder e o prazer de ajudar as pessoas e seja bem recompensado por isso. A profissão é desafiadora, estimulante e apaixonante. Sucesso, pessoal.

Deixe seu Comentário