19 de Maio: Por que é comemorado o dia do Estudante de Direito?

/ 0 Comentários / 2447 Visualizações /

19 de Maio: Por que é comemorado o dia do Estudante de Direito?
5 (100%) 2 votes

O Dia do Estudante de Direito é comemorado, anualmente no Brasil, em 19 de maio. A data é uma oportunidade para homenagear a dedicação e o esforço daqueles que se preparam para exercer profissões relacionadas à justiça, como advogados, juízes, desembargadores, etc.

 

Mas, por que é comemorado no dia 19 de Maio?

Esse dia do calendário cristão é consagrado a Santo Ivo, o santo padroeiro dos advogados. Viveu de 1253 a 1303 e era conhecido como o “advogado dos pobres“. Estudou Direito Civil em Orleans sob o famoso jurista Peter de la Chapelle e completou seus estudou em Paris. Segundo conta a história, praticou com brilhantismo a advocacia, tanto na corte civil quanto na corte eclesiástica.

 

Em 1284 ele entrou para o sacerdócio e construiu um hospital para os pobres. Além disso, diz a lenda que ele estava sempre à disposição para ajudar e dividir seu conhecimento e bens.

 

Vale lembrar que em 11 de agosto é comemorado o “Dia dos Advogados”, em homenagem a fundação da primeira e mais famosa faculdade de direito do Brasil, a do Largo São Francisco em São Paulo, que, hoje, pertence à USP.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *