Aluno de Direito é expulso por trote considerado racista

Aluno de Direito da UFMG é expulso por trote considerado racista

Nesta terça-feira (12), o Conselho da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou a decisão de expulsar um aluno e suspender outros três  por participação em um trote polêmico na Faculdade de Direito em março do ano passado.

A repercussão começou após a divulgação na internet de fotos do dia da recepção de calouros, sendo que em uma das imagens, uma estudante aparece pintada de preto com uma placa de papel pendurada no pescoço com a frase “caloura Chica da Silva”. Além disso, as mãos da jovem estão acorrentadas e um rapaz aparece na foto segurando essa corrente, configurando racismo.

Em outra foto é possível perceber uma apologia ao nazismo, onde um jovem aparece com um pequeno bigode imitando Hitler, o líder nazista, seguido por outros estudantes fazendo um gesto típico do movimento fascista – a mão esticada para frente – ao lado de um rapaz amarrado a uma pilastra.

Segundo a UFMG, a recomendação foi feita por uma comissão de professores que trabalhou no caso desde outubro de 2013 e foi encarregada de conduzir o processo administrativo disciplinar instaurado contra os estudantes. A comissão considerou que as imagens “são repulsivas e remontam a situações simbólicas de discriminação histórica, além de atentar contra as conquistas da liberdade, igualdade e diversidade garantidas juridicamente, o que não pode ser olvidado, especialmente em uma faculdade de direito”.

Infelizmente, os casos de abuso e violência em trotes universitários são bastante comuns, porém atualmente têm sido julgados e fiscalizados com mais eficiência, principalmente através de denúncias. O trote solidário, onde os calouros participam de ações de cidadania, é uma ótima alternativa para esse tipo de prática.

Com informações de G1