As habilidades que serão mais desenvolvidas pelos estudantes

O futuro da educação não está nas mãos somente das novas tecnologias, mas também na mudança de perfil dos estudantes. Isso se deve a fatores externos ao ambiente escolar, que devem exigir habilidades profissionais variadas condizente com processos seletivos cada vez mais competitivos.

Alguns quesitos se destacam e prometem ser grandes diferenciais. O desafio dos jovens será aprender essas novas competências ainda durante a formação. Para se preparar, confira a lista das próximas apostas:

1. Liderança
É fundamental se empenhar no desenvolvimento de estímulos, trabalhar a proatividade e a disposição para enfrentar desafios. Assim, o instinto de liderança vem naturalmente.

2. Conhecimento digital
A informatização dos processos é uma realidade e tende a crescer ainda mais. Então, é importante dominar os recursos digitais desde cedo e entrar no mercado de trabalho bem preparado.

3. Comunicação
Ter uma boa comunicação interpessoal, seja presencial ou virtual, é um grande diferencial atualmente. A integração em trabalhos em grupo, por exemplo, pode ser uma ótima técnica para aprimorar essa habilidade e vencer a timidez.

4. Inteligência emocional
Equilibrar o lado pessoal/emocional e o trabalho/racional é essencial para o sucesso profissional. Praticar o controle emocional diariamente, ajuda a impedir que problemas particulares interfiram no desempenho.

5. Empreendedorismo
Trata-se de uma habilidade importante mesmo para quem não pretende abrir o próprio negócio, já que, atualmente, as empresas procuram funcionários com perfis empreendedores que se destaquem para assumir lideranças dentro do time.

6. Cidadãos Globais
O profissional que sabe compreender outras culturas se destaca no mercado de trabalho, principalmente em multinacionais. Por isso, a experiência do intercâmbio é tão valorizada e promete continuar em alta.

7. Capacidade de resolver problemas
Ser inovador, criativo, atender às necessidades do público alvo e adaptar o orçamento são algumas características diferenciais do profissional em destaque.

8. Trabalho em equipe
É um dos atributos mais procurados pelas empresas, assim como profissionais com perfis colaborativos e engajados.

Com informações de Universia Brasil