Bocejos são indicadores de inteligência, diz novo estudo

/ 0 Comentários / 346 Visualizações /

Avalie esse post

O ato de bocejar pode ser muito simples no nosso cotidiano, ainda mais quando estamos com sono e entediados. Existem muitas teorias cientificas para explicar o motivo de bocejarmos. Agora, uma pesquisa indica que a duração do bocejo é uma indicação de inteligência.

 

O estudo realizado pela State University of New York de Oneonta e publicado na Biology Letters indicou que quanto maior for o bocejo, maior é o próprio cérebro.

 

O motivo é que a duração de um bocejo estaria ligada ao número de neurônios presentes na camada externa cerebral. Portanto, quanto mais se boceja, mais neurônios existem.

 

O estudo

A pesquisa se guiou na duração do bocejo, sua “amplitude” e dimensão do cérebro de alguns animais e humanos. Foram analisados 200 vídeos (veja o estudo completo aqui) cronometrando os bocejos de 24 espécies diferentes, como cães, gatos, raposas e uma variedade de primatas, incluindo seres humanos. A conclusão foi que o “tamanho” dos bocejos estão relacionados com o cérebro do animal.

Em seguida, eles compararam o “tempo” do bocejo de cada animal com dados sobre o peso médio do cérebro e do número de neurônios corticais de suas espécies. O resultado é que quanto maior for o tempo do bocejo, maior é o cérebro e a complexidade do cérebro, julgada pelo número de neurônios nele existente.

 

Em resumo, o teste mostrou que quanto mais a espécie for “evoluída e inteligente”, maior é o bocejo que ela é capaz de produzir.

 

Além disso, indicou que as diferenças entre as formas como os indivíduos de uma mesma espécie bocejam está relacionado à quantidade de matéria cinza presente nos no cérebro de cada indivíduo. Porém, para confirmar essa hipótese, os pesquisadores confirmaram precisar de mais estudos.

 

Portanto, se você é daqueles que vive bocejando por aí, talvez seja mais inteligente do que imagina.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *