Conexão 4G do Brasil é uma das piores do mundo, aponta levantamento

É muito comum os brasileiros reclamarem das operadoras de telefonia e problemas na internet no celular usando 4G. Mas, será que esse é um problema comum em outros países?

De acordo com dados da consultoria OpenSignal, os Brasil tem uma das piores redes de banda larga móvel do mundo, levando em consideração a qualidade e disponibilidade do sinal. Segundo o relatório da empresa, divulgado neste mês de junho/17, o sinal 4G fica disponível para os usuários brasileiros somente 55,29% do tempo. Em outras tentativas de conexão, o mais comum é conseguir sinal apenas em conexão 2G ou 3G – em outros momentos, nenhum sinal é disponibilizado. .

Em um ranking com os 75 países analisados, o Brasil ficou em 70º – à frente apenas de Paquistão, Filipinas, Irlanda, Equador e Sri Lanka, e atrás da Guatemala e do Irã. Kevin Fitchard, analista da OpenSignal, afirmou que um dos desafios que o Brasil enfrenta é sua vasta região geográfica e muitos centros urbanas altamente populosos. A liderança, em termos de disponibilidade de rede, fica com a Coreia do Sul, onde os usuários conseguem se conectar a uma rede 4G em 96,38% das tentativas.

O relatório foi realizado a partir de 19,5 bilhões de medições feitas com o aplicativo da OpenSignal nos sistemas operacionais Android e iOS por 558 mil usuários no mundo todo entre 1.º de janeiro e 31 de março de 2017.

Velocidade de conexão do 4G

Quando o assunto é rapidez na transmissão de dados nas redes 4G, a situação do Brasil é um pouco melhor, mesmo assim, não é animados. De acordo com o levantamento, os usuários brasileiros conseguem acessar a internet, quando conectados em redes 4G, na velocidade média de 19,32 Mbps (megabits por segundo). Ou seja, estamos acima da média mundial, que é de 16,2 Mbps.

Apesar disso, mostrou um recuo ligeiro da velocidade média do 4G, já que no último relatório divulgado pela empresa, em novembro de 2016, a taxa da conexão no Brasil era de 19,68 Mpbs.

Nesse quesito, o Brasil ficou em 47º lugar entre 75 países, à frente de vizinhos como Chile e Argentina, mas atrás de Omã e República Dominicana, por exemplo. No primeiro lugar, está Cingapura, com velocidade média de 45,62 Mbps, seguida de perto pela Coreia do Sul, com 43,46 Mbps. “Em países em que o 4G já era rápido, as velocidades estão melhorando. É uma questão de infraestrutura e tecnologia”, diz Fitchard. “Na Ásia, eles estão construindo redes velozes que, em breve, poderão chegar aos 100 Mpbs”.

Para Fitchard, o Brasil tem desempenho satisfatório no que diz respeito a velocidade – segundo o analista, conexões que atingem entre 10 Mbps e 15 Mbps deixam o usuário aproveitar quase qualquer aplicativo. “O problema é conseguir uma velocidade dessas de forma constante. Uma rede com velocidade de 15 Mbps e disponibilidade de 80% é melhor do que uma rede de 25 Mbps com disponibilidade 60%”, opina o analista.