Conselho de Direitos Humanos entrará com ação contra Jair Bolsonaro

Foto: Divulgação/G1

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) vai acionar a Procuradoria Geral da República contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) por conta da declaração feita a deputada Maria do Rosário (PT-RS) em que afirmou que não a estupraria porque ela “não merece”.

O Conselho também pedirá a cassação do mandato de Bolsonaro, reeleito para a próxima legislatura, junto à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.

Bolsonaro atacou Maria do Rosário ao rebater discurso feito por ela em que defendia a Comissão da Verdade e as investigações de crimes da ditadura militar.

A ação contra o deputado é o primeiro ato oficial do conselho. Seus membros tomaram posse nesta quarta-feira (10), durante a cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2014, no Itamaraty.

Quatro partidos políticos já entraram com pedidos de cassação contra o deputado no Conselho de Ética da Câmara. PT, PC do B, PSOL e PSB defendem a perda do mandato do deputado.

Com informações de Folha de São Paulo