Dados importantes sobre o Exame da OAB

/ 0 Comentários / 598 Visualizações /

Avalie esse post

Temos hoje cerca de 850 mil advogados espalhados pelo Brasil, mas para passar no exame da OAB não basta apenas estudar, é preciso conhecer o cenário atual dos aprovados e ler muito.

 

Vamos apresentar a seguir alguns dados que a FGV divulgou em Outubro de 2014 no documento “Exame da OAB em números – Volume II”, que traz dados sobre as graduações superiores em direito e exame da OAB.

 

Aprovados da primeira fase

 

Os dados vão do II exame ao XIII. Analisando o XI, XII e o XIII, o número de inscritos aumentou e com ele o número de aprovados nos três últimos apresentados, veja:

tabela-oab-1

 

Porém o índice mais baixo da taxa de aprovação foi o do IX, com 11,4%. O melhor e não superado até o XIII, foi o do X, com 28,1%.

 

Da primeira para a segunda fase

 

Através da tabela que demonstra a média de aproveitamento da primeira fase para a segunda, podemos visualizar que 50,5% obtiveram sucesso na segunda etapa.

tabela-oab-2

 

As melhores médias de aproveitamento foram das disciplinas de Estatuto da OAB / Código de Ética (com 65%), Código do Consumidor (com 58,4%), Estatuto da Criança e do Adolescente (com 51,3%) e Direito Administrativo (com 48,2%).

tabela-oab-3

 

Todas as tabelas e dados foram retiradas do documento divulgado pela FGV. Para mais informações acesse a pesquisa completa.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *