Deixar Exame de Ordem por queda de energia não permite nova prova

Os candidatos que se ausentarem do local de prova, sem autorização do fiscal, por motivo de falta de energia elétrica, não têm direito de refazer o Exame de Ordem. Com base nesse entendimento, o juiz federal João Luiz de Sousa, da 15ª Vara Cível de Brasília, negou pedido de dois inscritos que solicitaram acesso a uma nova prova da 2ª fase do exame.

Os dois examinandos relataram ter deixado a sala após a energia do local onde prestavam o exame cair, na cidade de Cuiabá/MT. Segundo eles, várias pessoas entregaram a prova em branco ou incompleta, enquanto outras tentavam terminá-la “sob a iluminação precária e o calor intenso da cidade”.

Além disso, os candidatos disseram que os diretores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da Universidade de Cuiabá (UNIC) solicitaram a reaplicação da prova aos inscritos que foram prejudicados. Porém, o pedido foi negado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Para o juiz, “os eventuais prejuízos sofridos foram causados pela precipitação dos próprios candidatos que se ausentaram do local sem concluírem o exame”. Ele apontou que a falta de luz foi temporária, no período de uma hora, e foi concedido, pela coordenação local, tempo adicional para finalizar a prova.

Por avaliar que os candidatos que continuaram no local da prova lidaram o calor intenso e a iluminação precária, o juiz disse que atender o pedido do Mandado de Segurança privilegiaria um pequeno grupo.

Sousa questionou: “Como permitir que apenas alguns candidatos realizem a prova em data distinta e em condições físicas mais favoráveis?”. Ele concluiu ainda que o prejuízo não pode ser caracterizado como irreparável, já que consta no edital do Exame de Ordem o reaproveitamento da 1ª fase do Exame de Ordem.

Clique aqui para ler a sentença.

Processo 0043141-98.2014.4.01.3400

Com informações de Consultor Jurídico