Demitida por brigar com namorado no trabalho reverte justa causa

Uma funcionária conseguiu reverter na Justiça do Trabalho sua dispensa por justa causa que havia sido aplicada pela empresa em que trabalhava. A demissão foi consequência de uma briga com o ex-namorado, também empregado da empresa, na qual ela arremessou uma máquina contra ele.

Na reclamação trabalhista, a pintora industrial afirmou que teve um pequeno desentendimento com o ex-namorado, mas que atirou o objeto apenas com a intenção de se defender do rapaz. O objeto em questão é um bristle blaster, maquinário utilizado para remoção de revestimento de pintura e que pesa em média 1,2 kg.

De acordo com a empresa, a máquina atingiu as mãos e a face do empregado, o que representa conduta dolosa e grave, com previsão legal de dispensa por justa causa, conforme o artigo 482, alínea “b”, da CLT.

No julgamento em 1ª instância, o juiz declarou como nula a dispensa por justa causa e condenou a empresa ao pagamento das verbas trabalhistas de direito da funcionária. De acordo com a sentença, não era possível provar se o ato foi em legítima defesa ou gratuito e nem se a atitude da funcionária foi imprópria para o ambiente de trabalho.

A empresa entrou com recurso no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, que manteve a sentença e, finalmente, no Tribunal Superior do Trabalho, reiterando a alegação de falta grave por parte da trabalhadora, e a rescisão por justa causa.

Para o relator do caso na Sétima Turma, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, não houve quebra de confiança que motivasse a dispensa por justa causa. Segundo ele, embora ela própria tenha admitido que arremessou o objeto contra o ex-namorado, não ficaram evidentes as circunstâncias em que ocorreu a discussão entre os empregados. A decisão foi unânime e a sentença mantida.

Processo: RR-1161-32.2012.5.09.0654

Com informações de Tribunal Superior do Trabalho