Empresa é condenada por estipular tempo de uso do banheiro

A empresa de alimentos Sadia S.A. foi condenada a indenizar uma funcionária por limitar o tempo para o uso de banheiros durante a jornada de trabalho. A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que a conduta expôs a trabalhadora a um constrangimento desnecessário e degradante.

Em ação trabalhista, a operadora de produção alegou que toda vez que precisava ir ao banheiro ficava constrangida de ter que avisar seu superior, e que a limitação de tempo imposta pela empresa feria a dignidade humana.

A empresa, por sua vez, se defendeu sob argumento de que o acesso aos banheiros era livre, permitido em qualquer momento da jornada, apenas condicionado a comunicar o auxiliar de supervisor para que outra pessoa assumisse o posto de trabalho, evitando prejuízos à linha de produção.

Testemunhas do processo disseram que não havia sanção aos empregados, mas confirmaram que só tinham de cinco a sete minutos para usar o banheiro.