Logo

utensilios de plastico

França é o primeiro país do mundo a proibir a venda de utensílios de plástico

/ 0 Comentários / 181 Visualizações / 22 de setembro de 2016

França é o primeiro país do mundo a proibir a venda de utensílios de plástico
5 (100%) 1 vote

Na França, uma lei tornou proibido a venda de copos, taças, pratos, talheres e quaisquer outros utensílios descartáveis de plástico. O país que, em julho, proibiu a utilização de sacolas plásticas, é o primeiro do mundo em adotar essa medida.

 

A medida faz parte do projeto Transição Energética para o Crescimento Verde que é um plano para tornar a França um dos líderes mundiais na adoração de práticas de redução de impacto ambiental e das emissões de gases de efeito estufa.

 

Segundo a nova lei, esses produtos deverão ser 50% constituídos por materiais de origem vegetal e serem biodegradáveis. A composição desses produtos, incluem, em particular, amido de milho, amido de batata, fibras têxteis ou de celulose, ou de bambu. Cinco anos depois, em 2025, o conteúdo vai aumentar para 60%.

 

Os fabricantes têm até o ano de 2020 para se encaixar nas exigências, incluindo fabricantes e estabelecimentos comerciais, incluindo restaurantes e supermercados.

 

Além do impacto ambiental, o plástico é frequentemente associado à substâncias tóxicas e também é esperada uma redução de custos com energia que é necessária para reciclagem dos utensílios descartáveis.

 

Organizações ambientalistas elogiaram a lei francesa e esperam que ela sirva de exemplo para outros países. Por outro lado, críticos argumentam que a proibição de produtos prejudica os consumidores e que as medidas francesas violam as regras da União Europeia sobre a livre circulação de mercadorias.

 

Estimativas apontam que 4,7 bilhões de utensílios plásticos foram descartados na França em 2015 apenas, e cerca de 17 bilhões de sacolas plásticas usadas anualmente em supermercados de todo o país.

Deixe seu Comentário

EXAME OAB

SEJA O PRIMEIRO A SABER DAS NOVIDADES

Cadastre-se na nossa newsletter!

Também odiamos Spam. Seu cadastro está 100% seguro.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR!