Funcionária ofendida pelo chefe no WhatsApp será indenizada

Um vendedora conseguiu comprovar ter sido vítima de assédio moral por parte de seu gerente através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Em mensagens compartilhadas diariamente com a equipe, o supervisor ofendia a subordinada com palavras como “gorda” e “bunda mole”, além de fazer piadas a respeito do seu corpo.

A empresa foi condenada, em 1ª instância, a pagar apenas R$ 3 mil referentes às verbas decorrentes da rescisão indireta do contrato, porém o pedido de indenização por dano moral foi negado à ex-funcionária. Em recurso, a 1ª câmara do TRT da 12ª região entendeu que os atos repetitivos do gerente acabaram criando um ambiente hostil e tornaram insustentável a permanência da funcionária na empresa.

Através de depoimento, testemunhas confirmaram que o gerente tinha o hábito de chamar a autora de gorda, feia, bunda mole e bigoduda, bem como de fazer piadas do gênero “tens tanta celulite por que? Sentasse na brita né?”.

“Ora, se é indene de dúvidas que o gerente da ré – cargo sabidamente de grande expressão numa loja – tratava a demandante, diariamente, de forma desrespeitosa como a que acima foi noticiada, é imperioso que se reconheça nesse comportamento uma atitude capaz de tornar insustentável a continuidade da relação de emprego e, portanto, como motivo suficiente para levar a acionante a postular o rompimento do vínculo por falta grave cometida pelo empregador, ou seja, indiretamente”, afirmou o desembargador relator Garibaldi Tadeu Pereira Ferreira.

Dessa forma, concluiu que “as humilhações pelas quais passou a autora constituíram verdadeiro assédio moral” e fixou indenização de R$ 10 mil. A decisão foi unânime.

Processo: 0002421-48.2014.5.12.0022

Com informações de JusBrasil