Justiça afasta juiz do caso Eike Batista e anula decisões

Após o escândalo envolvendo o juiz Flávio Roberto de Souza ao ser flagrado utilizando bens apreendidos no processo em que tem o empresário Eike Batista como réu, o desembargador Marcello Granado, da 2ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro, decidiu afastar o juiz.

Granado também decidiu pela anulação das decisões do processo, que será passado para outro juiz a ser decidido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No entanto, a apreensão dos bens do ex-bilionário, acusado por crimes financeiros, será mantida como garantia para o pagamento de dívidas.

“Ele [o juiz] estava inapropriadamente envaidecido por ser assediado por tantos jornalistas. Ele se considerou numa cruzada contra aquele que foi o homem mais rico do Brasil”, disse Granado.

O pedido de afastamento foi feito pela defesa em dezembro de 2014, sob a alegação de que o juiz estaria sendo parcial no processo. Eike é acusado de manipulação de mercado e uso indevido de informação privilegiada.

Um dos advogados do réu se disse satisfeito com a decisão, mesmo com o bloqueio dos bens mantido. “Para nós, a questão fica resolvida, já que foi decidido que o juiz Flávio é incapaz de decidir qualquer coisa sobre o caso Eike”, defendeu.

Inicialmente marcada para o dia 25 de fevereiro, a conclusão do pedido de afastamento havia sido adiada porque o desembargador federal Marcello Granado pediu vistas do processo. O relator do caso, o desembargador Messod Azulay, votou a favor do afastamento do magistrado seguido pela desembargadora Simone Schreiber.

Com informações de G1