inteligencia artificial robo

Nova inteligência artificial promete facilitar as pesquisas jurídicas nos EUA

A empresa de advocacia estadunidense Baker & Hostetler anunciou uma parceria com a corporação ROSS Inteligence para utilização de sua inteligência artificial. Batizado de ROSS, a inteligência virtual é um produto de pesquisa legal especializada em consulta, pesquisa e interpretação de textos jurídicos.

Segundo informações divulgadas pela empresa, o ROSS utiliza a plataforma de computação cognitiva da IBM, o Watson, para interpretar as solicitações de seus usuários. Ou seja, o “robô” consegue pesquisar a legislação e jurisprudência de diversos casos mesmo se os utilizadores usarem linguagem informal.

Além disso, o ROSS ainda consegue monitorar sites jurídicos para notificar usuários de novas decisões legais que afetem os casos em andamento. Usuários relatam à inteligência artificial quais resultados foram mais úteis para sua pesquisa e, com isso, ela vai se aprimorando com o tempo.

De acordo com o CEO da ROSS Inteligence, Andrew Arruda, é esperado que o “robô-advogado” leve o serviço jurídico para pessoas que precisam de consultas jurídicas, mas não podem pagar por isso.

Arruda também acredita que a tecnologia poderá fazer com que os embates legais sejam menos dependentes de dinheiro e, portanto, mais justos. Isso porque o ROSS é especializado em pesquisa de casos jurídicos, e é mais barato de se contratar que uma equipe jurídica. Ele também aponta que o robô deve ajudar pequenos escritórios a lidar com casos mais complexos.