2ª fase Exame OAB

OAB é uma das instituições de maior credibilidade, segundo pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha revelou que o Conselho Federal da OAB é uma das instituições com maior credibilidade. De acordo com o levantamento, 66% dos entrevistados disseram confiar na OAB, ocupando assim, a 2ª posição no ranking, atrás apenas das Forças Armadas, com 73% de confiança.

A pesquisa, feita em escala nacional entre os dias 09 e 13 de junho, ouviu 2.125 pessoas em 135 municípios e gerou uma lista composta por 14 instituições. Entre as melhores avaliadas também está a Igreja Católica, com 61%, na terceira posição, seguida pelo Poder Judiciário, com 55%.

De acordo com o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a confiança da população na instituição é um reflexo da defesa intransigente da Constituição e de justas causas sociais feitas pela entidade.

“Fizemos uma gestão voltada ao cumprimento da Constituição e ao respeito dos direitos dos cidadãos. Buscamos credibilidade pautada na exigência do respeito às leis, não objetivamos a popularidade fácil. A confiança da população decorre da defesa de justas causas sociais”, declarou Marcus Vinicius.

A pesquisa ainda mostra que a sociedade não confia em instituições ligadas à política partidária. A presidência da República e os ministérios figuram na 12ª colocação, mais abaixo está o Congresso Nacional, em 13º e, em último, estão os partidos políticos.

Veja o ranking completo:

Forças Armadas – 149

Conselho Federal da OAB – 139

Igreja Católica – 124

Poder Judiciário – 116

Imprensa – 112

Sindicato dos Trabalhadores – 112

Ministério Público – 111

Polícia – 93

Bancos e Financeiras – 81

Empresas Estatais – 69

Igreja Universal do Reino de Deus – 64

Presidência da República e ministérios – 41

Congresso Nacional – 33

Partidos Políticos – 17

O índice de confiabilidade é calculado subtraindo-se a taxa de menções negativas – não confia – da taxa de menções positivas – confia. Para evitar números negativos, soma-se 100 aos resultados. Índices acima de 100 são considerados positivos e abaixo de 100 negativos

Financiamento de Campanha

Esta é a mesma pesquisa que revelou que 74% da população é contra o financiamento das empresas para partidos e candidatos nas eleições. Na ocasião, o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), criticou duramente a entidade.

Clique aqui para acessar a pesquisa completa.

Com informações de OAB