forum exame de ordem oab

OAB promoverá 1º Fórum Nacional do Exame de Ordem

O Conselho Federal da OAB realizará no dia 18 de maio o 1º Fórum Nacional do Exame de Ordem. A proposta é fazer um amplo debate envolvendo todos que participam da elaboração e aplicação da prova. Serão convidados os presidentes das 27 seccionais e os presidentes das comissões do Exame de Ordem de todos os estados, além de representantes da Comissão Nacional de Ensino Jurídico, da Escola Nacional de Advocacia, da Comissão Nacional do Exame de Ordem e dirigentes da Ordem.

“Vamos fazer esse fórum para poder interagir mais ainda com as nossas comissões estaduais, porque o Exame de Ordem precisa estar em permanente evolução e aprimoramento”, afirmou Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB.

“Queremos discutir aspectos práticos do Exame de Ordem, fazer uma avaliação da prova objetiva e da prova prática do exame, a evolução da avaliação e as principais propostas para aperfeiçoamento da prova prática. Ao final produziremos uma ata que agregue todas essas sugestões para que possam ser levadas à coordenação e à diretoria do Conselho Federal”, disse Felipe Sarmento, secretário-geral da OAB nacional e coordenador nacional do Exame.

Enunciado da prova

Lamachia abordou também a proposta recente da entidade de estudar a viabilidade da prova passar a indicar qual a peça processual que deverá ser elaborada pelo examinando. “Não há nada definido sobre esse tema. É uma proposição que estamos avaliando”, afirmou ele.

Segundo o presidente, mudanças na prova serão amplamente discutidas com as seccionais. “Chegamos à conclusão que esse tema tem de ser amplamente debatido com as seccionais para que não paire nenhuma dúvida se, eventualmente, chegarmos à conclusão de que o encaminhamento será este. Vai passar por um amplo debate com todas as seccionais, com todas as comissões e também no colégio de presidentes”, declarou Lamachia.

Com informações de OAB