Resultado preliminar da 2ª fase do XIV Exame de Ordem

OAB repudia discriminação a nordestinos

Nesta segunda-feira, 27, a Ordem dos Advogados do Brasil repudiou as manifestações de discriminação registradas contra nordestinos após a divulgação do resultado da eleição presidencial ocorrida no domingo, 26.

O presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho afirmou que: “O Brasil é uma nação plural, tolerante e respeitosa. Essas manifestações preconceituosas contra nordestinos advêm de uma minoria e merecem ser repudiadas pela sociedade brasileira.”

Comentários preconceituosos e racistas invadiram as redes sociais depois que a reeleição da presidente Dilma Roussef foi confirmada. O argumento –infundado- utilizado pelos agressores era de que o maior número de votos para a candidata adveio do Norte e Nordeste do país.

A OAB, como voz constitucional do cidadão, divulgou repúdio à essas manifestações, contrárias ao conceito exposto na Carta Maior da construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna.

Além disso, a entidade aconselha ao cidadão que se sentir ofendido ou que testemunhe atos de preconceito, a entrar com uma representação no Ministério Público Federal.

Clique aqui para realizar o procedimento pela internet.

Com informações de OAB