Pesquisa aponta que 92% dos estudantes preferem livro impresso

Uma pesquisa feita pela American University em Washington DC (EUA), apontou que, hoje, mesmo com a disponibilidade de várias plataformas digitais, como smartphones e tablets, a maioria dos estudantes ainda preferem o bom e velho livro impresso.

A pesquisa entrevistou 300 estudantes de países como EUA, Japão, Alemanha e Eslováquia, e descobriu que 92% dos entrevistados preferem livros impressos aos digitais para leituras sérias.

A professora Naomi Baron, professora de linguística da universidade, liderou a pesquisa para compor seu novo livro “Words Onscreen: The Fate of Reading in a Digital World”.

De acordo com a professora, a atividade da leitura no papel tem componentes singulares, como o “físico, tátil e cinestético“. (Cinestesia é o sentido que nos diz quando partes do corpo se movem.)

Ela ainda disse que, na Eslovênia, 1 a cada 10 entrevistados confessou gostar do cheiro que as cópias impressas possuem. Outra característica apontada pelos estudantes, foi a sensação de realização ao concluir um livro e vê-lo na estante.