Pesquisa aponta que 92% dos estudantes preferem livro impresso

/ 0 Comentários / 109 Visualizações /

Avalie esse post

Uma pesquisa feita pela American University em Washington DC (EUA), apontou que, hoje, mesmo com a disponibilidade de várias plataformas digitais, como smartphones e tablets, a maioria dos estudantes ainda preferem o bom e velho livro impresso.

 

A pesquisa entrevistou 300 estudantes de países como EUA, Japão, Alemanha e Eslováquia, e descobriu que 92% dos entrevistados preferem livros impressos aos digitais para leituras sérias.

 

A professora Naomi Baron, professora de linguística da universidade, liderou a pesquisa para compor seu novo livro “Words Onscreen: The Fate of Reading in a Digital World”.

 

De acordo com a professora, a atividade da leitura no papel tem componentes singulares, como o “físico, tátil e cinestético“. (Cinestesia é o sentido que nos diz quando partes do corpo se movem.)

 

Ela ainda disse que, na Eslovênia, 1 a cada 10 entrevistados confessou gostar do cheiro que as cópias impressas possuem. Outra característica apontada pelos estudantes, foi a sensação de realização ao concluir um livro e vê-lo na estante.

 

 

Leia também:

> 10 livros que todo estudante de Direito deve ler

> Os 5 melhores livros para passar na 1º fase da OAB

 

 

Por que as pessoas ainda preferem os livros impressos?

Segundo a professora, existem dois grandes motivos dos estudantes não gostarem das versões digitais. O primeiro é que eles dizem se distrair facilmente com as versões digitais. Já o segundo motivo são as dores físicas, como cansaço nos olhos, dores de cabeça e desconforto.

 

Um dos pontos em que a versão digital supera a física é na questão da preservação do meio ambiente. Porém, mesmo assim, é algo difícil de se medir com precisão, segundo Baron. “Se você lê 400 livros no tempo de vida útil do seu Kindle, ele foi eficiente à energia?”, questionou.

 

“Mas há a questão de energia e reciclagem. Onde esses dispositivos são reciclados? Quem faz a reciclagem? Que tipo de equipamento de proteção eles têm? E sobre toda madeira que usamos para [fazer] o papel – nós sempre tivemos maneiras criativas de usar lascas de madeira ou outras coisas para fazer papel.”

 

Por outro lado, o digital é a preferência para acessar plataformas com forte aspecto visual ou notícias.

 

O que você prefere?

 

 

No IOB Concursos, você pode escolher estudar para o Exame da OAB com livro físico ou digital! Matricule-se com o código APROVADOS e garanta mais 15% de desconto no valor do seu curso!

 

 

Deixe seu Comentário