Produto comprado no exterior não tem garantia no Brasil

Muito cuidado na hora de trazer aquele produto do exterior por um preço mais em conta! Produtos adquiridos fora do país não têm garantia no território brasileiro e, dessa forma, o fornecedor não se submete às regras do Código de Defesa do Consumidor. Assim, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal negou a aplicação do CDC a um cliente que comprou um videogame com defeito em viagem ao exterior.

O autor da ação solicitava indenização por danos morais sob alegação de que o videogame Playstation 4, da Sony, adquirido no exterior, apresentava defeito dentro do prazo de garantia. Sendo assim, além da indenização, requereu a substituição do mesmo ou restituição do valor pago.

No julgamento em primeira instância, o pedido do autor foi levado em consideração e o juiz determinou que o fabricante devolvesse o valor pago pelo cliente, com correção monetária. Entretanto, quanto à indenização por danos morais, o juiz concluiu que, “o descumprimento contratual, por si só, não gera dano moral, pois exige repercussão anormal, não ocorrida na espécie”.

A Sony recorreu da sentença ao afirmar que não fabricou, importou ou comercializou o produto adquirido pelo autor e que não há solidariedade entre a Sony do Brasil e a Sony estrangeira, empresas com constituição e capital distintos.

Ao analisar o recurso, a 1ª Turma Recursal do TJ-DF reformou a sentença de primeira instância. De acordo com o colegiado, “a responsabilidade do fornecedor, assim compreendido o fabricante, o construtor, o produtor ou importador, só existirá quando colocar o produto no mercado brasileiro. Essa é a interpretação possível a partir do parágrafo 3º do artigo 12 do CDC. De igual forma, é fato notório que os produtos adquiridos no exterior diretamente pelo consumidor e trazidos para o Brasil não possuem garantia no território nacional, salvo quando oferecida e/ou contratada no país estrangeiro”.

Processo 2014011062937-0

Com informações de Consultor Jurídico