Quanto tempo preciso estudar para ser Juiz Federal?

/ 1 Comentário / 23277 Visualizações /

Quanto tempo preciso estudar para ser Juiz Federal?
5 (100%) 1 vote

Para muitos estudantes de Direito, a aprovação no Exame de Ordem é só o começo de uma carreira que pode ter como destino a conquista da magistratura. Esse é um sonho que a grande maioria dos bacharéis considera impossível, porém, assim como ser aprovado na OAB, é preciso muito estudo, dedicação e disciplina.

A experiência na área jurídica, aliada à dedicação total aos estudos podem garantir, a um candidato mediano, 50% de chance de aprovação no concurso para magistratura federal em um período de 2 a 3 anos. Isso se considerarmos uma jornada de estudos de 8h diárias, 5 dias por semana.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos estudantes, seja para prestar o Exame de Ordem ou um concurso público, é conciliar o tempo entre as disciplinas. Não espere dominar uma matéria para iniciar outra. Estude por ciclos, evoluindo simultaneamente em todas. Confira as 14 disciplinas essenciais para iniciar carreira na magistratura:

– Direito Constitucional

– Direito Administrativo

Direito Penal

– Direito Processual Penal

Direito Civil

– Direito Processual Civil

– Direito Previdenciário

– Direito Financeiro

Direito Tributário

– Direito Ambiental

– Direito Internacional Público e Privado

– Direito Empresarial

– Direito Econômico

– Direito de Proteção ao Consumidor

Muitas dessas matérias são velhas conhecidas de quem já fez ou está se preparando para prestar o Exame da OAB. Essa familiaridade pode ser um diferencial na hora dos estudos.

Se você, assim como a maioria, não tem a oportunidade de se dedicar totalmente aos estudos, a solução é se organizar! Estudando corretamente, é possível ser aprovado em 2 anos, considerando 20h brutas de estudo semanais. Mesmo com uma base fraca, o objetivo ainda pode ser alcançado em menos de 3 anos.

O nosso parceiro, IOB Concursos Marcato, possui, além dos preparatórios para a OAB, cursos voltados para a carreira jurídica que vão te ajudar na conquista desse sonho. Vale lembrar que ex-aluno ganha mais desconto! 😉

Com informações de JusBrasil

1. Prezados, bom dia.

Muito ricas suas informações.
    Acredito que com esforço, dedicação e determinação tudo é possível. O problema é que muitas vezes não estamos dispostos a fazer os sacrifícios necessários, então, começamos a “nomear” os culpados pelos nossos fracassos: não tenho tempo, não tenho dinheiro para pagar um curso preparatório, etc., etc. É preciso primeiramente ser disciplinado isso tem que estar entranhado em nós.
    Só a titulo de informação sou estudante de Direito 1º período, e já estou me preparando.
    Sucesso a todos nós.
    Abraços!!!