Quanto tempo preciso estudar para ser Juiz Federal?

Quanto tempo preciso estudar para ser Juiz Federal?
5 (100%) 1 vote

Para muitos estudantes de Direito, a aprovação no Exame de Ordem é só o começo de uma carreira que pode ter como destino a conquista da magistratura. Esse é um sonho que a grande maioria dos bacharéis considera impossível, porém, assim como ser aprovado na OAB, é preciso muito estudo, dedicação e disciplina.

A experiência na área jurídica, aliada à dedicação total aos estudos podem garantir, a um candidato mediano, 50% de chance de aprovação no concurso para magistratura federal em um período de 2 a 3 anos. Isso se considerarmos uma jornada de estudos de 8h diárias, 5 dias por semana.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos estudantes, seja para prestar o Exame de Ordem ou um concurso público, é conciliar o tempo entre as disciplinas. Não espere dominar uma matéria para iniciar outra. Estude por ciclos, evoluindo simultaneamente em todas. Confira as 14 disciplinas essenciais para iniciar carreira na magistratura:

– Direito Constitucional

– Direito Administrativo

Direito Penal

– Direito Processual Penal

Direito Civil

– Direito Processual Civil

– Direito Previdenciário

– Direito Financeiro

Direito Tributário

– Direito Ambiental

– Direito Internacional Público e Privado

– Direito Empresarial

– Direito Econômico

– Direito de Proteção ao Consumidor

Muitas dessas matérias são velhas conhecidas de quem já fez ou está se preparando para prestar o Exame da OAB. Essa familiaridade pode ser um diferencial na hora dos estudos.

Se você, assim como a maioria, não tem a oportunidade de se dedicar totalmente aos estudos, a solução é se organizar! Estudando corretamente, é possível ser aprovado em 2 anos, considerando 20h brutas de estudo semanais. Mesmo com uma base fraca, o objetivo ainda pode ser alcançado em menos de 3 anos.

O nosso parceiro, IOB Concursos Marcato, possui, além dos preparatórios para a OAB, cursos voltados para a carreira jurídica que vão te ajudar na conquista desse sonho. Vale lembrar que ex-aluno ganha mais desconto! 😉

Com informações de JusBrasil

1. Prezados, bom dia.

Muito ricas suas informações.
    Acredito que com esforço, dedicação e determinação tudo é possível. O problema é que muitas vezes não estamos dispostos a fazer os sacrifícios necessários, então, começamos a “nomear” os culpados pelos nossos fracassos: não tenho tempo, não tenho dinheiro para pagar um curso preparatório, etc., etc. É preciso primeiramente ser disciplinado isso tem que estar entranhado em nós.
    Só a titulo de informação sou estudante de Direito 1º período, e já estou me preparando.
    Sucesso a todos nós.
    Abraços!!!
    Anne.

2. Obrigada pela ajuda ☺

3. Obrigada pela ajuda ☺
    Eu eu creio que eu vou conseguir ser uma juíza excelente expectativa é conseguir passar na prova OAB eu creio que eu vou conseguir porque o meu sonho é ser uma juíza excelente ☺

4. Obrigada pela ajuda ☺

5. Vcs foram muito de ajuda vou fazer a prova da OAB depois quero estudar de dia a noite para ser uma juiza e uma questão de honra sei que é dificil mas se eu tiver força de vontade vou além das espectativas ,sei que vou conseguir obter esse sonho na minha vida vou ser uma exelente juiza !!!!! Obrigada pela ajuda Só os persistente que vence !!!