Resultado da pesquisa sobre a criação do Paralegal

Na quarta-feira, 27, publicamos aqui no OAB de Primeira um artigo da Profª Laurady Figueiredo sobre o Projeto de Lei 5.749/13, que visa regulamentar a profissão de bacharéis de Direito que não obtiveram a aprovação no Exame de Ordem da OAB, chamada de Paralegal.

Ao final do artigo, incentivamos a participação de nossos leitores, através de uma enquete, onde poderiam opinar se são contra ou a favor da regulamentação da profissão. Além disso, também colocamos uma opção para que os leitores pudessem sugerir alternativas ao projeto.

De acordo com a pesquisa, 58% dos nossos leitores concordam com a regulamentação, resultando em 42% contra. A justificativa dos que são a favor do projeto gira em torno da qualidade e estruturação do Exame de Ordem. Sobre sugestões que poderiam solucionar esse impasse, as mais citadas foram por uma mudança radical na estrutura e até mesmo pela extinção do Exame.

Entretanto, muitos leitores sugeriram a melhoria e a fiscalização dos cursos jurídicos do país para garantir a qualidade de ensino e, consequentemente, formar profissionais bem preparados, medida que influencia diretamente nos índices de aprovação do Exame de Ordem.

Algumas respostas registradas citaram também a possibilidade de que o Exame fosse organizado por iniciativa pública e não mais por entidade privada, além da sugestão de implementar um teste com o intuito de fiscalizar e avaliar advogados com mais de 5 anos de profissão.

Gostamos bastante dessa interatividade e, principalmente, de saber a opinião de nossos leitores! A pesquisa sobre o Projeto Paralegal foi realizada pelo site OAB de Primeira e registrou 52 respostas no período de 27 de agosto a 03 de setembro de 2014.