novo código de ética oab

Texto final do novo Código de Ética da OAB é aprovado

Foto: Eugenio Novaes – CFOAB

O texto definitivo do novo Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil foi aprovado pelo plenário da entidade nesta segunda-feira, 19. O novo regimento interno tem 80 artigos e passará a valer em 2016. Para a vacatio legis de 180 dias começar a correr, o texto deve ser publicado no Diário Oficial da União, o que deve acontecer no dia 18 de novembro, quando a OAB completará 85 anos.

Entre as principais mudanças estão a aprovação da advocacia pro bono no Brasil, novas regras para a publicidade, especialmente na internet e telefonia, questões sobre honorários, advocacia pública, sigilo profissional e dos procedimentos de processos disciplinares.

Durante a aprovação do texto do novo Código de Ética da OAB, muitos temas considerados polêmicos pela advocacia foram abordados. No caso da publicidade, a apresentação do profissional em redes sociais deve ter caráter meramente informativo, discrição e sobriedade, sem configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão. Permanece vedada a publicidade em rádio, cinema e televisão, outdoors e painéis luminosos, muros, paredes, veículos e elevadores.